A rede está formada

Momento de confraternização entre os finalistas – Thiago Borba

Curadores, candidatos e convidados transbordavam alegria na entrega do prêmio do Movimento HotSpot. Durante os 18 meses de projetos, foram criados laços on-line que se reforçaram off-line com as fases de Festivais e Tanque de Ideias.

Acompanhe abaixo, categoria por categoria, a entrega dos troféus para os vencedores em ordem de entrada no palco do Memorial da América Latina:

 Arquitetura

Gustavo Utrabo – Thiago Borba

Greg Bousquet anunciou Gustavo Correia Utrabo como o vencedor em Arquitetura. “O prêmio é um incentivo para um trabalho de muitos anos, muito esforço. Acho que os curadores levaram em conta meu portfólio, a conversa que tivemos e também minha participação no Tanque de Ideias”.  O arquiteto fez parte do grupo de Rogério Hideki e ajudou desde criar os produtos até ser o garoto propaganda no vídeo de apresentação.

Cenografia

Muti Randolph e Paulo Waisberg – Ricardo Toscani

Quem também se destacou na fase de imersão foi o vencedor da categoria cenografia, Paulo Waisberg, que fez o cenário do desfile do time de Alexandre Herchcovitch. “Tive a sorte de poder mostrar meu talento criando com plástico, luz e bancos um espaço lúdico”, contou.” Passei esses dias quase sem dormir, agora preciso de tempo e espaço para sedimentar tudo o que vivi”. O prêmio foi entregue pelo curador Muti Randolph.

Design Gráfico

Mariana Ochs, Daniel Coronel, Rogerio Hideki e Adriana Valese – Ricardo Toscani

A terceira categoria foi anunciada pelos curadores de Design Gráfico Mariana Ochs e Rogério Hideki e pela professora Adriana Valese, diretora acadêmica da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda, da Universidade Anhembi Morumbi. Para o vencedor, Daniel Coronel, “participar do MHS foi incrível e o tanque de ideias foi a experiência profissional mais intensa que eu já vivi. Mais do que o prêmio, quero levar comigo as pessoas que convivi e trabalhei nesses cinco dias. Precisávamos desse empurrão pra fazer acontecer, pra ir além dos protótipos das pipas. E com certeza, vou envolver amigos que conheci no tanque de ideias pra trabalhar comigo no projeto.”

Design

Waldick Jatobá, Lucas Ferreira Leite e Marcelo Rosenbaum – Ricardo Toscani

Lucas Löff Ferreira Leite, ganhador da categoria Design, pensa da mesma forma. Ele quer ampliar o seu escritório, transformando-o em um coletivo reunindo a rede que construiu com os outros participantes. “As pessoas que cruzei tem conceitos tão fantásticos que não dá para não continuar nesta toada”, afirmou. “Hoje, com a internet, podemos atuar em qualquer parte do Brasil e do mundo, mesmo tendo como base Porto Alegre”. O designer recebeu seu troféu das mãos de Waldick Jatobá e Marcelo Rosenbaum, que julgou também a categoria Arquitetura.

Fotografia

Emidio Contente e Bob Wolfenson – Ricardo Toscani

No outro extremo do Pais, o fotógrafo premiado do Pará, Emídio Contente, tem o mesmo pensamento de quebrar barreiras. “Acredito que os curadores entenderam a minha intenção de ter uma identidade local usando uma linguagem universal”, disse. “Fiquei muito feliz que tive meu trabalho avaliado por Cristiano Mascaro, Renato de Cara e Bob Wolfenson, que me entregou o prêmio. O meu projeto é simples de um lado, com muita inovação de outro”.

Ilustração

Graziela Peres, Marina Rebouças e Speto – Ricardo Toscani

A simplicidade é a base do trabalho da vencedora da categoria Ilustração, Marina Rebouças Martins. Ela surpreendeu a todos inclusive os curadores Graziela Peres e Speto que a premiaram, com desenhos feitos a partir de etiquetas coladas uniformemente. “Comecei em 2008 para me desestressar do meu trabalho de TCC da faculdade de moda. Fiz o primeiro assistindo televisão, achei interessante e não parei mais.Vou investir o dinheiro do prêmio num estúdio próprio para continuar buscando soluções criativas”. No final, ela confessou que ao ver o trabalho do candidato Pirecco pensou que não teria chance de levar para casa o prêmio final.

Beleza

Juliana Daudato e Duda Molinos – Ricardo Toscani

Juliana Daudato foi outra que imaginou que o prêmio de beleza seria para candidata Jajá Menegotto. “Jamais imaginei que ganharia. Já estava super feliz de ter feito parte da equipe do Speto no Tanque de Ideias. Foi tudo tão maravilhoso que ainda estou anestesiada”, relatou a maquiadora que recebeu o troféu das mãos do curador Duda Molinos.

Filme & Vídeo

Matheus Mombelli e João Falcão – Ricardo Toscani

“O prêmio me deu uma perspectiva e um fôlego para eu investir em documentários, evoluindo do ponto que estou agora”, afirmou o vencedor de Filme & Vídeo, Matheus Mayer Mombelli. “Quando vi os trabalhos finalistas, achei que o páreo era muito duro e até deixei um pouco de acreditar na vitória”. O curador João Falcão sentiu na pele a dificuldade de escolher o melhor dos cinco.

 Música

Gigi Suleiman e José Flávio Júnior – Ricardo Toscani

Por este dilema, também passou o curador de música, José Flávio Júnior. Com as apresentações ao vivo, o público pode perceber o alto nível das bandas e cantores selecionados. Sua escolha recaiu sobre Gigi Suleiman, a mais jovem inscrita com apenas 17 anos. “Há quatro anos me preparo para um dia como este, agora espero fazer jus a essa confiança depositada em meu trabalho”, diz a jovem talento que chorou no palco abraçada ao curador.

Moda

Marco Murano, Susana Barbosa, Laura e Lorena Andrade, Paulo Martinez – Ricardo Toscani

Em seguida, chegou a hora da categoria Moda. Suzana Barbosa e Paulo Martinez escolheram as irmãs Laura e Lorena Andrade Vieira. Apenas Laura veio participar do Tanque de Ideias. “ Como ela é a mais velha, achamos que teria mais para entregar. Eu ficava em casa esperando um telefonema para saber o que estava acontecendo”, relatou Lorena. “Sozinha, vi como dependo dela no dia a dia. Somos uma dupla que se completa”, finalizou Laura. Agora, a duas tem o desafio de levar a marca LLAS que já existe há três anos para o varejo criando a coleção que será vendida na Lojas Riachuelo, após o desfile no SPFW ou Fashion Rio. Marco Murado, diretor comercial da rede de varejo também prestigiou as vencedoras.

WSGN

Argus Saturnino e Andrea Biskier – Thiago Borba

Do Rio, partirá Argus Caruso Saturnino para Londres. Foi ele que levou o Prêmio Especial do WSGN para acompanhar o Trends Day, evento que reúne coolhunters dos cinco continentes para discutir as tendências de comportamento dos próximos anos. Esta é a primeira vez que um estrangeiro não ligado ao grupo participa da reunião. “Isso é incrível. Esta troca que tive no Tanque de Ideias agora vai se estender para o mundo.” Muito ativo durante as tarefas propostas pelo Speto, ele foi pau para todo obra. ”Não tinha uma função definida, mas tinha em mente a frase budista: o teu sucesso é o meu sucesso e assim, acabei catalisando uma boa energia.” O prêmio foi entregue diretora para América Latina, Andréa Bisker.

Ideia

André Cruz e Carlos Alberto dos Santos – Rodrigo Fonseca

 

Felipe Zuccoli – Rodrigo Fonseca

Finalmente, chegou a vez da categoria mais esperada da noite: a de Ideia. A escolha dos três finalistas se deteve sobre critérios como viabilidade, inovação e sustentabilidade. Para a entrega, foram convidados para subir no palco os curadores Caio Túlio Costa, Lala Deheinzelin, Ronaldo Fraga e Sérgio Gwercman e a diretora da Abril, Cláudia Giudice e Carlos Alberto dos Santos, diretor técnico nacional do Sebrae. “Valeu a pena levar trabalho para casa”, brincou o vencedor André Cruz, se referindo as noites que passou em claro durante o Tanque de Ideias. “Vou investir esse dinheiro na pesquisa de material para o Teo Da20.  O MHS me abriu muitas portas”. Felipe Zuccoli Rezende, o outro ganhador com o aplicativo “Hanger”, logo após o prêmio já estava articulando parcerias. “Tenho uma reunião agendada amanhã e vou aproveitar dos profissionais que conheci aqui para me ajudarem a modernizar o design do meu projeto”, revelou.
Manuela Marçal Yamada foi a grande premiada da noite. “Projeto Botiá” receberá até 200 mil de aporte para se tornar real. “Estou agora um passo de realizar um sonho. Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido e no momento certo. A calma é uma virtude e tudo tem sem tempo”, filosofa a jovem de apenas 24 anos. Ela recebeu o troféu de Graça Cabral, uma das organizadores do MHS e a gerente de patrocínio da Vale, Christiana Saldanha.

Manuela Yamada – Rodrigo Pessoa

 

Manuela Yamada – Thiago Borba

tags