Artesanato é design

Tratar o artesanato como uma inovação tecnológica- social. Este é o conceito que move a Associação de Artesanato e Estilo – ARTEST. Uma das suas principais atividades é promover a Feira e Simpósio Internacional do Artesanato Design,  que acontece pela segunda vez,  em Londrina, no Paraná com o apoio do SEBRAE e Caixa Econômica Federal. O evento será de 6 a 9 de junho e terá cinco eixos de atuação: Exposição, Simpósio, Movimento Cerâmico Gráfico,  Oficinas e o Prêmio Artest.

Para expor os produtos dos criativos locais, haverá estandes que servirão de ponto de contato entre produtores e distribuidores. A estimativa de visitação é de dez mil pessoas, entre elas, potenciais compradores nacionais e internacionais, hotéis conceito, museus, galeristas de arte, redes de lojas de decoração e design, arquitetos, designers e publico em geral.

O simpósio terá como pano de fundo a Economia Criativa. Os temas abordados serão: Os Setores da Economia Criativa e o Comércio Internacional, com a palestrante Denise Mucci, diretora da Artest; Economia Criativa, com Cláudia Leitão, Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Heliana Marinho, Gerente de Desenvolvimento e Economia Criativa do Sebrae e Lars Diederichsen, Instituto Meio; Design inclusivo e sua aplicabilidade, com Gallanger da Bis to Bis; Design Logísitica Internacional com Fátima Silva, Gerente de Negócios Internacionais dos Correios e O Poder da Economia Criativa na Geração Global de Riqueza com Eduardo Starosta , da Estplan. As inscrições estão abertas para 370 participantes pela fanpage do evento. 

O Movimento Cerâmico Gráfico da América Latina e Caribe contará com a vinda de ceramistas renomados do Peru, Equador, Argentina e México em parceira com as universidades desses países e a oficina de bordado será ministrada por Jaci Ferreira, uma das organizadoras do livro “Bordados do Brasil. Além disso, este ano, o convidado para a galeria Artest é o paranaense Chico Santos. A galeria é um espaço diferenciado que a cada ano homenageia um artista.

Já o I Prêmio ARTEST tem como objetivo reconhecer a excelência no design brasileiro unido ao artesanato, nas mais distintas tipologias, contemplando as seguintes categorias: Decoração; Utensílios; Projetos de desenvolvimento de comunidades com interferência do design; Concurso de souvenires – Tendência 2014 – Tema : Copa do Mundo.

A entrada será gratuita, porém será arrecadado o valor de R$ 5,00 (cinco reais) por visitante, que será repassado integralmente para a Associação de Pais e Amigos de Portadores de Síndrome de Down – APS DOWN. O pagamento será opcional.

tags , , , ,