Beleza carioca

O Rio de Janeiro se tornou patrimônio da humanidade por causa de suas belezas naturais. Fora isso, a cidade conta, também, com obras feitas por grandes artistas espalhadas em suas ruas.

Para fazer um passeio por 61 obras – dentre esculturas, murais e monumentos – sem sair da casa, basta acessar o site Rio Arte Cidade, editado pela Letra e Imagem Editora e Produções. A seleção foi feita pela museóloga Mariana Várzea, que, em 2010, já havia feito um inventário das obras de arte espalhadas pelas ruas para escrever um livro.

Agora usando o Google Maps, é possível conhecer detalhadamente cada trabalho com textos informativos, galeria de fotos, vídeos e ainda conhecer a relação com o entorno por meio do Google Streetview. Além disso, algumas são comentadas em vídeos com depoimentos de artistas, arquitetos e curadores.

A coleção é formada por obras de artistas pioneiros, como Mestre Valentim e Rodolfo Bernadelli; ícones da arte moderna, como Franz Weissmann; mestres do muralismo, como Paulo Werneck; arquitetos, como Lúcio Costa; e artistas contemporâneos que têm projetado a arte brasileira em todo o mundo, como Waltercio Caldas.

Estão lá, evidentemente o Cristo Rendentor, eleito uma das novas sete maravilhas do mundo no concurso realizado em 2007, com mais de 100 milhões de votos pela internet e também os painéis de Cândido Portinari, com temas de motivos marinhos – conchas, hipocampos, estrelas-do-mar e peixes –  feitos no Palácio do Ministério da Educação e Saúde, construído entre os anos de 1937-1945, e hoje é considerado um dos ícones da arquitetura brasileira e internacional.

Vale a pena a visita!

tags , , ,