Da garrafa de pet sai a matéria-prima para a moda

Ciclo Ambiental fabrica 10 mil peças por mês com fibra de pet. Crédito: Divulgação

Em meio a Cúpula dos Povos, entre ONGs, fundações, manifestações, tribos indígenas, seitas religiosas, universidades, entidades sindicais, barracas de artesanatos, e tantos outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável, está o espaço da marca Ciclo Ambiental, cujo diferencial é usar a fibra feita de pet em suas peças.

A escolha deste material foi feita pela estilista Isabele Delgado que, desde 2001, estuda matérias-primas alternativas e chegou a se envolver com o Fórum dos Catadores para entender todo o processo de transformação. Hoje, já há uma produção em larga escala em empresas grandes com a Santista que a usa na fabricação de uniformes.

A Ciclo Ambiental optou por fazer uma coleção pequena – cerca de 10 mil peças por mês – com preços democráticos e com qualidade superior. “Tudo que é ligado a reciclagem vem com esse conceito de lixo,” comenta Isabela. “Por isso, meu foco é buscar uma boa fibra que dê um bom caimento para as roupas”.

A designer reclama que ainda há poucas variedades de tecidos e diversidade na sua aplicação, mas que as indústrias tem se esforçado muito para ampliar a oferta. “ O que falta também é uma demanda por parte dos criadores de moda, exigindo produtos que respeitem o meio ambiente e atendam às suas necessidades de criação e de mercado.”.

O seu pensamento vai além. Para  ela,  a moda não é só um produto, mas uma forma de expressão, de hábito de consumo, de comportamento. Por isso, acredita que esse tomada de consciência ecólogica não seja uma ato de uma semana, uma moda passageira, mas algo que veio para ficar. “ E se esse movimento vingar, temos de investir em tecnologia e no processo de fabricação”, conta. “O polímero é muito versátil. Serve para fazer fibra, carpete, preenchimento. Mas, mesmo na sua transformação, temos de entender o gerenciamento do seu resíduo”.

Hoje, as roupa da Ciclo Ambiental podem ser encontradas na loja da marca em Santa Tereza e em quiosques de feiras orgânicas que participa. Isabele pensa em reformular seu site e ter a opção para e-commerce. Tudo com muita calma e cuidado. A fim de que possa crescer sem deixar de lado os princípios que a fizeram trilhar esse caminho.

Marca deve expandir as vendas com inauguração de loja vrtual. Crédito: Divulgação

tags , , , ,