Educação voltada para economia criativa

Uma universidade de fronteiras e mentes abertas. Este é o posicionamento da Universidade Anhembi Morumbi que abriga o Tanque de Ideias do Movimento HotSpot.

O Campus do Morumbi é sede de cursos de design e moda. “O MHS é um evento conhecido pelos alunos e professores e é muito importante promover e mostrar na prática como a economia criativa se desenvolve”, afirma a Adriana

Adriana Valese, diretora acadêmica da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda. “Pena apenas que estamos no período de férias e não puderam acompanhar as atividades”.

Durante cinco dias, os 54 finalistas estão trabalhando nas salas e laboratórios tendo à disposição computadores, ferramentas, equipamentos e até instrumentos musicais. Assim como os selecionados, os alunos participam de projetos multidisciplinares. Eles recebem um briefing, fazem pesquisas, criam e apresentam as ideias juntamente com uma monografia.

“Todos os nossos cursos são voltados para a parte prática e teórica. Não adianta apenas pensar, estudar, imaginar e não fazer. Temos uma preocupação em fazer os alunos vivenciar seus projetos e desenvolver o espírito empreendedor”, afirma a professora.

A Universidade é pioneira em diversos cursos voltados para economia criativa entre eles o de design de games, de animação e digital. Além disso, a cadeira de moda tem dois cursos distintos: o design de moda propriamente dito e de negócios de moda, com um viés voltado para a cadeia de valor. “Está no nosso DNA criar cursos inovadores e estamos sempre atentos às novas tendências,” conta Adriana. “Além disso, promovemos workshops, palestras e exposições para mostrar o que é esta área, o que engloba e como este mercado está crescendo”.

Está é a segunda vez que o Campus abriga o Movimento HotSpot. Na edição de 2004, quando ainda era apenas uma incubadora de moda, foram realizados no mesmo espaço os desfiles, exposições e shows musicais.

tags , ,