Faça um filme com Lars von Trier

O Movimento HotSpot tem uma categoria Filmes/Vídeos que você pode inscrever seu projeto até dia 31 de agosto. Mas, se além dos limites do território brasileiro, seu interesse é  o mercado internacional, preste atenção nesta dica.

O cineasta Lars von Trier lançou o desafio Gesamt . A ideia é fazer um filme coletivo a partir das interpretações de sons e imagens de cada participante. O ponto de partida são seis obras em diversas áreas: o livro “Ulisses”, de James Joyce; a peça teatral “O Pai”, de August Strindberg; o monumento Zeppelinfield , de Nuremberg, criado pelo principal arquiteto de Hitler, Albert Speer; o quadro Onde viemos? Quem somos nós? Para onde vamos? do pintor francês Paul Gauguin; e as músicas do compositor francês César Franck e do americano Sammy Davis Jr.

Fora isso não há mais nenhuma regra. O que se espera é o não uso direto das obras propostas e que as contribuições tenham menos de 5 minutos. Elas devem ser postadas no site até dia 06 de setembro e a compilação final ficará a cargo do diretor Jenle Hallund.

“Este projeto é interessante porque se baseia na criatividade das pessoas comuns e imaginação. Por isso, tem o potencial para revelar o estado de arte de uma civilização, expondo sua alma. Juntos, podemos tentar criar um testemunho das condições humanas que não seja baseado apenas no poder e no lucro”, filosofa Hallund. E questiona: “Quando  teremos a oportunidade de filtrar novamente essas grandes obras? Qual será o resultado final? Acomodação ou revolução? Fanatismo ou inovação? ”

As respostas para esses questionamentos poderão ser vistas a partir do dia 12 de outubro quando estrear o filme. no Festival de Arte de Copenhague.

tags , , ,