Faça um vídeo simples, promova e espalhe seu projeto na rede

“Uma ideia na cabeça, um câmera na mão”. A célebre frase de Glauber Rocha – a qual ele atribuía a outro cineasta, Paulo César Saraceni, morto recentemente – para definir o tipo de cinema que faziam na década de 60, está mais atual do que nunca.

E o Movimento HotSpot convida a você a seguir à risca esse mandamento usando os recursos que tem em mãos para defender seu projeto por aqui. Não precisa virar um James Cameron, mas quanto mais se dedicar a fazer um vídeo e divulgá-lo, mais atenção pode chamar para seu trabalho.

Para facilitar, aqui vão 10 dicas:

1. Tudo começa com planejamento. Não adianta sair gravando qualquer coisa. Pare e pense qual é a mensagem que quer passar. Escreva palavras-chaves que ajudem a criar esse conceito.

2. Com ele pronto, pense na forma. Como você vai passar essa mensagem? Não precisa necessariamente colocar sua cara no vídeo. Use depoimentos de amigos, trechos de vídeos que já fez, imagens de referências.

3. Humor, criatividade e uma boa história podem tornar seu vídeo um campeão de audiência.

4. O vídeo não precisa ser uma novela, nem uma série de TV. Pode e é até bom que seja breve, contanto que passe o conteúdo correto.

5. Não fique enrolando. Passe sua mensagem logo no começo. Lembre-se que hoje em dia, tudo é muito rápido e a maioria dos internautas não assistem ao vídeo todo.

6. Não se preocupe muito com os recursos. Explore mais um roteiro criativo do que o apuro técnico. Não precisa ficar de cabelo em pé porque não tem um equipamento profissional. Use a câmera do celular, a função vídeo de uma máquina fotográfica, a câmera de um amigo, o laboratório experimental do colégio ou da faculdade.

7. Preste atenção apenas na qualidade das imagens e no formato. Pense que muita gente verá seu filme no computador, no celular, em tablet… então, deve funcionar. Para tudo.

8. Fique atento também a direitos autorais. A internet apesar de livre não é terra de ninguém. Há imagens, músicas, filmes que tem dono e que não é você. Por isso, use apenas o que sabe que pode ser usado. O vídeo e seu conteúdo são de sua inteira responsabilidade.

9. Procure dicas de como editar e fazer o seu vídeo se tornar um viral. Faça o teste da audiência, antes de colocar no ar. Mostre para um professor, um amigo, um mentor. Ouça as críticas e melhore! Não vale o crivo da mãe. Ela sempre vai achar lindo o que você fez!

10. Estando pronto, promova-o. Nada melhor que você mesmo para disseminar seu projeto. Coloque seu vídeo em suas redes sociais, peça para seus amigos compartilharem, mandem para blogs que tratam do tema, faça barulho.

Vamos lá! Aguardamos seu vídeo aqui no Movimento HotSpot.

tags , , , ,