Invente, crie, tente, experimente!

O curador da categoria arquitetura Grégory Bousquet é um dos sócios do Triptyque, renomado ateliêr formado, ainda, por Carolina Bueno, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli. Todos os quatro estudaram no Escola de Arquitetura de Paris-La-Seine, na França, e se estabelecerem em São Paulo, em 2001. Adeptos ao trabalho coletivo, gostam de aparecer sempre em grupo nos fotos e nas assinaturas dos projetos entre eles: os edifícios Harmonia 57, Colômbia 325 e Fidalga 727, todos em São Paulo. A turma tem um montão de prêmios como o NAJA 2008, concedido pelo Ministério da Cultura da França, que revela novos talentos na arquitetura francesa. Em 2010, ganhou o 1º prêmio do Zumtobel Group Awards, na Áustria, na categoria Built Environment. Em 2011, foi premiada pelo New Practices do American Institute of Architecture, Nova York.

Depois destas credenciais, é bom prestar a atenção em 10 dicas que Greg dá para os jovens arquitetos que tem um projeto na cabeça ou na prancheta pronto para fazer parte do Movimento Hot Spot. Anote aí:

1. A arquitetura é um conceito antes de qualquer coisa ! Uma boa ideia vale mais que um bom desenho.

2. O impacto dessa ideia tem que se mostrar na sua arquitetura…Estamos tentando materializar ideias, colocar conceitos em espaços…

3. Para explicar esse conceito, escolha a forma certa ! Uma colagem, algumas referências nos campos mais diversos da criação podem explicar melhor uma ideia que uma planta.

4. A poesia da representação tem que vibrar com o projeto….Uma bela foto de uma maquete é muito mais impactante que um projeto em 3D….

5. A apresentação, o cuidado que você põe nos documentos gráficos é tão importante quanto uma explicação clara com poucas palavras….

6. Crie um universo seu, que pode se mostrado tanto na ideia como na apresentação….Faça um projeto como um todo, com um universo simples, mas homogêneo….

7. Uma ideia simples vale mais que uma ideia complicada….

8. Invente, crie, tente, experimente !

9. Não refaça que já foi feito.

10.  Se joga…..

Lembrando que o prazo para se inscrever termina no dia 31 de agosto!

Fidalga, 727 é um dos edifícios projetados pela Triptyque em São Paulo. Crédito: Divulgacão

tags , , ,