Memórias e croquis

Depois do desfile do SPFW, Ronaldo Fraga volta seu radar e talento para o lançamento do seu novo livro “Ronaldo Fraga: caderno de roupas, memórias e croquis”, que traz por meio de imagens, textos e desenhos as inspirações das coleções de 1996 a 2012.

Longe de ser um “manual”, para o curador da categoria Ideias do Movimento HotSpot,  o projeto é para instigar “os amantes de estórias ilustradas… criaturas de 08 a 100 anos. Em hipótese alguma é um livro “de moda”no sentido literal da coisa”, comenta.

No livro, cada coleção é apresentada por um texto inicial e também as referências feitas de colagens e ilustrações. Há, ainda, a participação de Cristiane Mesquita e Costanza Pascolato.

“O acesso a universos diversos e diferentes formas de pesquisa e concepçao devem funcionar como estimulo ao experimento e a formaçao de repertório”, afirma o estilista. “Aliás , hoje, estamos privilegiando muito mais a técnica em detrimento ao instinto e intuição, lugares onde na verdade moram a emoção.”

A iniciativa do livro surgiu depois da exposição na Casa Fiat de Cultura de BH, em 2012, onde foram exibidos croquis e materiais gráficos em nove ambientes do acervo de suas coleções, com traços característicos do seu processo criativo.

“Na verdade, a ideia do livro nasceu antes da mostra, mas como fiz questão de participar da seleção de imagens,  textos e projeto gráfico acabou se atrasando e saindo só agora”, explica Fraga. “De certa forma, ele foi uma cobrança do meio acadêmico por um material de registro do processo de pesquisa das coleções.”

E não vai parar por aí. Ele prepara dois livros infantis para lançamento ainda este ano.

Serviço

26 de março

Livraria da Vila

Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista  – São Paulo

A partir das 18h30

tags , ,