Mônica cinquentona

No domingo, dia 3, fez exatamente 50 anos que a gordinha dentuça com um vestido vermelho e um coelho na mão entrou nas nossas vidas por meio de um gibi. Mônica era apenas uma amiga na tirinha de Cebolinha, mas seu temperamento forte conquistou leitores e fãs que até hoje consomem tudo que tenha seu desenho.

A personagem foi criado pelo cartunista Mauricio de Sousa em homenagem à sua filha. E para marcar meia década de vida, uma série de atividades está programada para o ano todo que vai de aplicativos até exposições.

Na televisão, o Cartoon Network vai exibir um em setembro e pílulas comemorativas durante toda a programação de 2013.Uma revista especial de aniversário chega esta semana nas bancas. Um livro com todas as capas da Mônica também está programado.

O espetáculo teatral de 1978, “Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta”, será remontado e lançado em abril no Teatro Geo, em São Paulo. As roupas da peça são assinadas pelo estilista Fause Haten.

Ainda nas próximas semanas, será lançado o primeiro jogo da Mônica para plataformas com sistemas operacionais iOS (Apple) e Android (Google). O game, de estratégia, reunirá outros populares protagonistas da série, como Magali, Cebolinha e Cascão.

Uma grande exposição interativa, com originais das histórias, que vai contar toda a história da personagem, também será realizada até o fim do ano, em um grande museu de São Paulo, segundo a empresa, que ainda não revelou as datas e o local.

Também estão sendo comemorados os 50 anos do Sansão, coelho de pelúcia da personagem Mônica. Artistas foram convidados para recriar a imagem de Sansão, em uma exposição no Memorial da América Latina, em São Paulo. A mostra já está aberta e fica em cartaz até o final de abril. Lá é possível a ver a história da concepção gráfica de Mônica, através de uma linha do tempo da personagem.

Serviço

“Sansão também faz 50 anos”

De 26 de fevereiro até 21 de abril

De terça a domingo, das 9h às 18h

Salão de Atos – Memorial da América Latina

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, Barra Funda, acesso pelos portões 1 e 5

Entrada gratuita

Estacionamento: portão 4  (R$ 5, preço único)

tags , , , ,