Mudar a realidade da vila de pescadores é o objetivo de Lucas Pianes

Vila de Pescadores de Vila Velha onde está baseado o projeto de Lucas Panes

Hoje à noite, os convidados do scouting, que acontece as às 19 horas, no Parque Botânico Vale, área de reserva natural do Grupo Vale do Rio Doce – patrocinador do projeto, em Vitória, vão ter a oportunidade, além de ouvir a palestra do arquiteto Marcelo Rosenbaum, de conhecer o projeto “Aupaba”, de Lucas Pianes, inscrito na categoria Design.

Um dos mais curtidos no nosso portal, a ideia se aproxima muito do que Rosenbaum vem fazendo com o “A Gente Transforma”. Pianes quer mudar a realidade da vila de pescadores de Vila Velha, no Espírito Santo, hoje, é tomada pela especulação imobiliária.

Quando visitou o local, apesar da beleza natural, encontrou uma comunidade totalmente dispersa e perdida apesar de sua força cultural. “Aupaba quer dizer “lugar de origem”. A ideia basica do projeto é essa. Resgatar essa a dignidade do local baseado na sua formação inicial”, conta o candidato.

Cursando o terceiro período de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Vila Velha (U.V.V), ele está 100% envolvido no projeto que consiste em usar madeira de demolição para criar móveis de design. “Acho que o é o papel de arquiteto, além de construir, é zelar e proteger patrimônios como essa vila de pescadores, que só fortalecem a identidade da cidade de Vila Velha”.

Modelo de móveis de design criado pelo candidato com madeira de demolição

Ele está entusiasmado em ouvir a experiência de Marcelo Rosenbaum que fez essa transformação na Vila Santo Antônio, em São Paulo e em Vargem Queimada, no Piauí. “Acho o projeto AGT fantástico.  Com certeza, vou poder tirar algumas dicas, principalmente na parte de implantação prática do projeto, já que estou a procura de patrocínio para implantar minha ideia”.

Com relação a sua participação no MHS, Pianes espera que a exposição ajuda a levar a diante a intenção de ajudar a vila dos pescadores “ Espero me sair o melhor possível, apesar de ter dado uma olhada nos outros projetos que estão maravilhosos. Se isso me trouxer algum bônus na área profissional, vou ficar ainda mais satisfeito”, conclui o estudante.

 

tags , , , ,