Nas dobras de um acordeon, uma coleção de moda masculina

Foi a partir da observação de um instrumento musical que o candidato Marcos Paulo Piccoli desenvolveu seu projeto Accordion e o inscreveu no Movimento HotSpot. Na sua coleção de moda masculina, estão lá as dobras e pregas criadas a partir do formato de um acordeon que ele viu na TV. Depois, foi soltar o lápis e nasceram guerreiros espaciais misturando rigidez e ares futuristas.

Na verdade, a técnica empregada é mais sofistacada. Piccoli usa o 3D no computador com a modelagem plana e moulage desde os tempos da faculdade. Sua primeira coleção foi a continuação do trabalho de TCC e já está trabalhando em novas criações com destaque aos casacos pesados e roupas de inverno que são o forte do sul do País, onde mora.

Essa semana mais do que nunca, sua atenção está voltada para os desfiles do SPFW. Acompanho tudo pela TV e internet. “A internet facilitou o acesso às informações para muitas pessoas e é possível ver em tempo real tudo que acontece em todas as semanas de moda”, conta. “ Também uso internet como forma de divulgação de meu trabalho. Estou até preparando um site, pois pessoas do mundo inteiro podem ver o que faço .” Ele acredita ainda que sua participação no Movimento HotSpot pode dar maior visibilidade às suas roupas.

A tecnologia não é só o meio para de informação. Também aparece em seu processo criativo. “ Acho que o mix entre o tecnológico e o artesanal sempre criam coisas fascinantes”, comenta. “ Com o computador, posso descobrir novas formas de constituir uma roupa, meios de modificar a forma do tecido através de recortes e costuras e sempre estar contando novas histórias, sendo elas revisitando um passado ou criando um outro futuro”.

tags , , , , , ,