Nas ondas do rádio

Esta edição do Festival Movimento HotSpot em Salvador ganha as ondas do rádio. A Rádio Amnésia, que é um coletivo de Radio Ativistas, vai montar um estúdio no Teatro Vila Velha e transmitir tudo o que rola por lá.

Quem está em casa, participa escutando. Quem for até lá, vai ter a chance ainda de fazer parte de uma oficina, a partir das 16 horas do sábado, para aprender a montar sua própria webrádio, conhecer mais sobre o movimento de rádios livres, produção de conteúdos colaborativos e a montagem da estrutura necessária para cobertura e transmissão de eventos.

O grupo existe há cerca de 5 anos e atua com instituições culturais, pontos de cultura e projetos governamentais aliando a perspectiva de produçãocolaborativa de conteúdos informativos e culturais com a apropriação das novas tecnologias e atividades de rádio intervenções. Sérgio Melo, um dos integrantes da Rádio Amnésia, conta um pouco mais sobre este trabalho na entrevista abaixo:

MHS: Como nasceu o projeto da Rádio Amnésia?

Sérgio Melo: A rádio Amnésia surgiu da vontade de um coletivo de Radio Ativistas que acreditam no acesso aos meios de produção e divulgação de informações como ferramenta de conquista dos direitos básicos da vida em sociedade, em especial o direito a comunicação. A partir dessa compreensão, começamos a unir comunicação e tecnologia com ações itinerantes em comunidades indígenas, quilombolas, periferias de grandes cidades, sempre linkando atividades de formação com a montagem de rádios livres e webrádios.

MHS: Qual a força de uma rádio/programa na divulgação de ideias e projetos?

Sérgio Melo: O rádio continua mantendo sua importância mesmo com o surgimento e consolidação de novos meios de comunicação, como a TV e a internet. Para isso, foi preciso se reinventar, criar novos paradigmas, conceitos e formatos e manter-se atrativo ao público.

Apesar de usar somente o som como interface de contato entre emissor e receptor, continua mantendo suas principais características: a interatividade, a abrangência de transmissão e a facilidade de instalação e manejo de equipamentos. Essas características possibilitam que o rádio possa ser usado como veículo de transmissão, de mobilização e de divulgação, fortalecendo projetos, ideias e coletivos.

No entanto, o principal viés para essa análise, é a percepção de que dentre os meios de comunicação de massa, o rádio é o que possui a maior possibilidade de apropriação por criadores e criativos, o que possibilita uma facilitação para inserção de novos atores no campo comunicacional, transgredindo a lógica formal estabelecida entre emissor e receptor.

MHS: A chegada da internet mudou o cenário das mídias dando acesso a um número maior de pessoas. Como usar a tecnologia para incentivar a difusão de talentos no Brasil?

Sérgio Melo: A principal revolução provocada pela internet foi a criação de uma via de dupla troca, na qual interagem produtores e consumidores  de informações em iguais condições de participação. Passamos da era do ouvir ou falar, para a era do compartilhar, numa fronteira diluída na neutralidade da rede, na facilitação do acesso e da criação/produção de informações e no barateamento dos equipamentos.

Nesse contexto, a internet aparece como um espaço livre, onde o compartilhamento é o conceito mais importante, e que possibilita que a difusão de talentos seja realizada longe dos filtros de poder, de critérios de edição, definição ou como uma simples troca de interesses.

Por outro lado, os limites de acesso a informação também foram relegados ao esquecimento, e tomados por uma multiplicidade de informações, fúteis ou qualificadas, mas que no fundo, cumprem o papel de democratizar o acesso a bens culturais, materiais e imateriais e convergem diretamente para a ampliação de informações em circulação

MHS: É facil montar uma webrádio? Quais são os pré-requisitos necessários?

Sérgio Melo: O principal componente para montagem de uma webrádio é a criatividade. Não basta, simplesmente, retransmitir a programação de uma rádio FM e acreditar que a webrádio será um sucesso. É preciso inovar em formatos e conteúdos e criar um ambiente de interatividade – próprio da internet – para aproximar a webrádio dos ouvintes e colaboradores.

Tecnicamente é muito fácil… Um computador e uma conexão a internet – mesmo discada –  e o mínimo de conhecimentos que podem ser adquiridos na própria rede.

MHS: O que acha do Movimento HotSpot? É um candidato a ter uma webrádio?

Sérgio Melo: Um movimento que tem na criatividade e inovação seus principais pontos de apoio é sempre um forte candidato a manter uma webrádio.

Confira tudo que vai rolar nos dias 24 e 25:

24/05/2013 – Sexta-feira

17h00 – Abertura do Festival Movimento HotSpot com exposição no Teatro Vila Velha

Local: Teatro Vila Velha

17h30 – Um papo sobre inovação – encontro com Paulo Borges, idealizador do Movimento HotSpot e do SPFW e o jornalista Sergio Gwercman, curador da categoria ideia do MHS.

Local: Teatro Vila Velha – Cabaré (*) (**)

18h00 –  Show – Manuela Rodrigues

Local: Passeio Público

20h00 – 22h00 – Show Neila Kadhí

Local: Passeio Público

25/05/2013 – sábado

10h00 – Exposição do Movimento HotSpot no Teatro Vila Velha

11h00 – Roda de conversa com João Falcão, músico, dramaturgo, roteirista, cineasta, curador da categoria Filme e vídeo do MHS fala sobre sua trajetória e mostra projetos de sucesso criados para teatro, televisão e cinema.

Local: Teatro Vila Velha – Cabaré (*) (**)

12h00 – Roda de conversa com Elísio Lopes Jr., roteirista, dramaturgo e diretor comenta carreira mostrando trabalhos criados para teatro e televisão.

Local: Teatro Vila Velha – Cabaré (*) (**)

15h00– Roda de conversa Ronaldo Fraga, o designer fala do seu processo criativo e mostra os bastidores de criação de dois grandes projetos a coleção “Fim sem Fim” e a criação de Biojóias na Amazônia.

Local: Teatro Vila Velha – Cabaré (*) (**)

15h00 às 16h00 – Oficina “Desafio Lúdico-Criativo

Local: Teatro Vila Velha – Sala 02

No DESAFIO LÚDICO-CRIATIVO os participantes são convidados a uma experiência lúdica ao brincar com sua criatividade. O desafio mesmo, esse é uma surpresa e neste a conhecida expressão “pensar-sentir-inter-agir fora da caixa” vai acontecer certamente.

16h00 – Roda de conversa Inovação e Processo Criativo – Transformando Local em Global.

Local: Teatro Vila Velha – Cabaré (*) (**)

16h00 – Os bastidores da produção de programas de rádio, encontro com a equipe da rádio livre Rádio Amnesia.

Local: Teatro Vila Velha – Exposição do Movimento HotSpot, área Filme e Vídeo

17h00- Design de conteúdo: o que é isso?  Uma conversa com Mariana Ochs.

A tecnologia permite que os designers se apropriem dos processos de produção e se tornem autores, as disciplinas estão muito misturadas, o crowdsourcing é uma realidade, as técnicas artesanais convivem com a midia digital. E agora?

Local: Teatro Vila Velha – Cabaré (*) (**)

Música no Movimento HotSpot

17h00 – Show Tais Nader

18h00 – Show Nobre Balanço

19h00 – Show Velotroz

20h00 – Show Baiana System

Local: Passeio Público

*Sujeito à disponibilidade de lugares no espaço (120 lugares)

** Acesso 30 minutos antes do início da programação

tags , , ,