Obra de Wolfgang Tillmans continua em cartaz no MAM

Montagem da exposição foi feita pelo próprio artista. Crédito: tillmans.co.uk

Já está rolando há mais de um mês no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a exposição de Wolfgang Tillmans. O portal FFW noticiou a abertura que teve até uma palestra do renomado fotógrafo alemão. E o Movimento HotSpot não pode deixar de reforçar o convite para uma visitinha por lá.

Esta é a primeira vez que ele expõe na América Latina e cuidou de tudo pessoalmente. Escolheu o museu e fez uma versão exclusiva para o espaço da mostra  que veio da Serpentine Gallery, de Londres. A curadoria ficou por conta de Felipe Chaimovich, Julia Peyton-Jones, Hans Ulrich Obrist e Sophie O’Brien.

Adepto a várias técnicas, Wolfgang mistura de tudo um pouco. Trabalha simultaneamente com vários processos, escolas estéticas e gêneros e faz uso de fotos, cartões-postais, imagens analógicas, ampliações em jato de tinta, xerox, etc.

Durante sua estada por aqui, deu algumas dicas do seu trabalho: “Posso dizer que meu trabalho é conceitual, espontâneo, mas, acima de tudo, emocional”.

Um olhar mais atento e apurado é necessário para captar essa emoção em imagens tão diversas como das Cataratas do Iguaçu, de ruas movimentadas, da natureza. Tudo sempre muito colorido e multifacetado.

“Pode parecer banal à primeira vista, para quem não quer se aprofundar no que está vendo. Mas é muito mais do que aparência, são imagens cheias de detalhes. Mas não estou aqui para facilitar as coisas”, sentencia o fotográfo, em um jeito bem alemão de ser.

SERVIÇO:
Visitação: até 27 de maio de 2012
Endereço: Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)
Tel.: (11) 5085-1300
Horários: terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
ENTRADA FRANCA
Agendamento de visitas em grupo pelo tel. 5085-1313 e email educativo@mam.org.b

tags , , ,