Olhando o céu

Quem está longe das manifestações que tomam conta do País e aproveita o calor da cidade de Roma, deve agendar uma visita ao Palácio Pamphilj, sede da Embaixada do Brasil. Lá, na Galeria Cortona, o artista Ernesto Neto montou a exposição “Olhando o Céu”.

A obra faz parte da programação do Festival de Cultura e Arte Brasileira na Itália, realizado há três anos pela Casa Fiat de Cultura que já expôs os trabalhos dos irmãos Campana,  “Brazilian Baroque – Privato Romano Interno” e de Vik Muniz, “Matrici italiane”.

Com curadoria de Emanuela Nobile Mino, a intervenção de Neto é uma oportunidade para apreciar o afresco do pintor italiano Pietro da Cortona que retrata as histórias de Enéas, mítico fundador de Roma e decora toda a abóboda do ambiente barroco.

“A instalação é convite para desviar a habitual trajetória horizontal da visão e a levantar o olhar para se abrir e captar a sinergia que a obra cria com o ambiente em seu redor, sublimando, assim, o virtuosismo da perspectiva da pintura do século XVII, um entre os melhores exemplos da arte do tromp l’oeil”, explica a curadora.

Deitado em um dos 11 carrinhos, que na verdade, são esculturas orgânicas móveis na forma de veículos em madeira natural e tecido, o visitante pode se deslocar livremente no espaço da galeria. Com o auxílio de binóculos, se vê os detalhes de cada um dos desenhos.

A mostra pode ser vista até sábado, às 6 da tarde, na Piazza Navona 14, em Roma com entrada gratuita.

 

tags , , ,