Festival em São Luis

O Festival Movimento HotSpot levou à São Luis uma programação diferente, todas oportunidades para selecionados e público estarem em contato com conteúdos e criativos inspiradores. As atividades envolveram rodas de conversa para falar sobre profissionalização de empreendedores criativos e, também, empreendedorismo cultural e muita música. Devido às manifestações que fecharam a maioria dos acessos ao Centro Histórico, o show da banda Criolina foi cancelado  e eles não puderam encerrar o Festival do Movimento HotSpot

A penúltima etapa do Festival MHS seguiu os resultados dos outros realizados anteriormente. Todos os participantes, que estiveram no Convento das Merces, foram unanimes em adjetiva-lo com foi inspirador e colaborativo. Os dois dias renderam encontros e sinergias. Os criativos selecionados do Ceara e os Maranhenses encontraram muitas afinidades e pode-se dizer que em Sao Luis, alem de novos projetos, nasceram amizades.

A participação do curador da categoria Fotografia, Renato de Cara, engajou os criativos da cidade, que também se envolveram na discussão sobre design de conteúdo proposta pela diretora criativa, Mariana Ochs.”Fazer design de conteúdo e diferente de fazer design de revista, isso e um trabalho que independe do suporte, trata-se de um trabalho de arquitetura de informação”, explicou a curadora da categoria de Design Gráfico.”Sempre vai haver espaço para o design, esse mercado esta crescendo, as novas tecnologias estão transformando a maneira como trabalhamos”

Na noite de abertura, quarta-feira, 10 de julho, um coquetel  oferecido para celebrar a exposição reuniu autoridades e formadores de opinião para prestigiar os selecionados em todo Brasil, aqui representados.
O primeiro dia foi encerrado pelo show do convidado Phill Veras, que emocionou uma plateia jovem que cantou junto com o cantor todas as faixas do set list apresentados.

Apesar dos protestos coordenados pelas centrais sindicais que fecharam os acessos ao centro histórico de Sao Luis, o publico nao arredou o pe. No segundo dia do festival , mais de 30 pessoas participaram das oficinas de criação com o professor Delano Rodrigues da UFMA. O trabalho gerou um video de imagens inspiradas no repertório da banda Criolina, alem de roda de conversa para falar de empreendedorismo criativo.

A noite terminou com o reggae do Guerreiro Zumbi, único candidato de musica selecionado no Maranhão.

Veja o que aconteceu nos dias 10 e 11 de julho, no Convento das Mercês.

10 de julho, quarta-feira

13h30 – 21h  visita à exposição Movimento HotSpot

14h – Roda de ConversaArte e fotografia: os canais de distribuição na cena contemporânea com Renato de Cara

O diretor e curador da Galeria Mezzanino fala de sua experiência na organização de exposições individuais e coletivas, impulsionando a inserção de jovens talentos no mercado de arte.

15h30 – Roda de ConversaFormalização de Empreendedores Criativos

Rânio Gamita – Contador e  consultor do projeto atendimento individual do Sebrae-MA

Bem-Hur Real Figueiró – Produtor de áudio e vídeo, maquiador, sócio proprietário da empresa Freela Conteúdo

Mariana Ochs – diretora criativa, criadora do escritório Modesign

Mediadora: Reijane Lucas, Analista e gestora do projeto atendimento individual do Sebrae-MA

16h30 – Oficina Repentina de Criação Coletiva com Delano Rodrigues (UFMA)

Participantes utilizarão metodologias de co-criação para produção de um vídeo de recortes de imagens que será projetado no evento de encerramento do Festival com show da Banda Criolina. (até 30 vagas)

20h – show de abertura com artista convidado – Phill Veras

11 de julho, quinta-feira

14h – Design Gráfico e a Economia de Rede. Uma conversa com Mariana Ochs

A tecnologia permite que os designers se apropriem dos processos de produção e se tornem autores, as disciplinas estão muito misturadas, o crowdsourcing é uma realidade, as técnicas artesanais convivem com a midia digital. E agora? Mariana Ochs, designer que já criou projetos para as revistas Esquire, Premiere, Popular Science, Mademoiselle e City, além as brasileiras Vogue, e Carta Capital, fala sobre o que é Design Gráfico hoje em dia.

15h30 – Roda de conversa Empreendedorismo Cultural

Luciana Simões – Artista, Produtora Cultural, Coordenadora do Projeto BR 135.

Nadir Olga Cruz – Turismologa,  Produtora Cultural, Artista Popular, Coordenadora do Ponto de Cultura Floresta Criativa

Renato de Cara – fotógrafo, diretor e curador da Galeria Mezzanino

Mediadora: Hildenê Maia  – Analista e gestora do Projeto de Beleza, entre 2007 e 2010 foi gestora do projeto de cultura “Ilha dos Encantos”

tags , ,