Pensamento urbano criativo

O Rio de Janeiro está passando por grandes transformações urbanas por conta dos eventos que abrigará nos próximos anos. Mas quem está sendo ouvido e opinando sobre essas mudanças? Pensando em dar voz a população, foi criado o coletivo Simplicidades.

No final do ano passado, os arquitetos Hugo Rapizo e André Almeida, o designer gráfico Vitor Sento Sé e o fotógrafo Marcelo Braga se juntaram para criar um grupo cujo objetivo é incentivar o pensamento urbano criativo. A proposta é conectar pessoas que lancem um novo olhar sobre o Rio, principalmente do ponto de vista da arquitetura e do urbanismo.

“Quantas ideias sugeridas pela população poderiam ser aproveitadas e implementadas pelos gestores públicos e pelas empresas responsáveis pelas obras e intervenções urbanas? A derrubada da Perimetral, por exemplo, foi imposta, sem chance de discussão.” indaga Rapizo em entrevista para o jornal O Globo.

A primeira ação é um concurso batizado de Chamada Criativa. Quem tem uma ideia para o Rio se inscreveu no site e agor,a os 20 melhores farão parte de uma exposição itinerante que começará pelo Studio-X, centro avançado da Escola de Arquitetura da Universidade de Columbia sobre o futuro das cidades, que desde 2010 tem uma unidade no Rio. A mostra acontecerá de 30 de abril a 11 de maio.

tags , , ,