Raias-rôbos

Dizem que o futuro do planeta está no mar. Mas mesmo as águas dos oceanos não estão livres da poluição gerada pelo homem. Calcula-se que só o Pacífico, acumula mais de 4 milhões de toneladas de plástico, material de difícil decomposição.

Diantes deste desafio, o jovem estudante holandês Boyan Slat  resolveu juntar as funcionalidades de uma raia e a tecnologia para tentar limpar o mar. Ele desenvolveu o protótipo de uma espécie de raia-robô, que pode separar e retirar os resíduos plásticos. O sistema funciona como um funil, que filtra o lixo separando dos plânctons ou outros materiais.

Se funcionar, o aparelho vai conseguir retirar mais de 7 mil toneladas de plástico em cinco anos, segundo a previsão de seu criador. Depois, todo o material ficará disponível para reciclagem.

Para começar a limpeza, Slat optou pelo crowdfunding e espera reunir 80 mil dólares em pouco menos de 30 dias. Atualmente o projeto já conta com quase 25 mil, e cada doador recebe recompensas que vão de camisetas e garrafas d’água a menções honrosas.

Veja o vídeo e colabore:

 

tags , , ,