Recall de beleza

Para quem é profissional de beleza, a atenção com produtos deve ser redobrada. A qualidade deve estar acima de qualquer suspeita. Por isso, uma prática comum na indústria automobilística chega ao setor de comésticos. Produtos que podem trazer riscos à saúde, causando infecções, também podem ser devolvidos ou substituídos.

Um dos casos mais emblemáticos do ano passado foi o “recall” da linha de xampu da Avon Care Hidratante, em embalagem de um litro, fabricados dia 13/11/2012. O caso foi protocolado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) porque o produto estaria agravando qualquer eventual quadro infeccioso em consumidores com sistema imunológico debilitado. Os xampus começaram a ser recolhidos no mercado em dezembro. Segundo a Avon Cosméticos, a troca de produtos abrangeu 558 produtos e envolveu o Lote LP 3182.

Caso o consumidor se sinta lesado com um produto, ele deve entrar em contato direto com a empresa fabricante e se não for atendido, procurar o Procon. Vale lembrar que cabe a empresa identificar o erro no produto e definir a forma como será feita a troca comunicando ao Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça a forma como o recall será feito, bem como os veículos em que a informação será divulgada.

tags , ,