Retratos de famílias

Foram 15 anos de trabalho. Neste período, a fotógrafa gaúcha Fifi Tong fez retratos de famílias que construíram a vida longe de suas raízes, assim como o  seu próprio clã. Na exposição “Origem” que está em cartaz no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, no Rio de Janeiro, ela selecionou 30 trabalhos desta série.

“O primeiro retrato da série mostrava minha mãe, minha avó e minha filha, comigo, em trajes tradicionais chineses. A ideia de fotografar outras famílias surgiu em seguida. Muitas delas, como a minha, vindas de longe. No início, procurava famílias pela indicação de amigos. Passava horas olhando os negativos e observei que os fotografados carregavam traços no tempo “, contou  a profissional para o jornal O Globo.

Famílias como a da ítalo-paulistana Costanza Pascolato, indígenas de tribos distintas e até clãs de mulheres que desafiaram a pobreza e criaram filhos sozinhas estão no na mostra e também em um livro editado em 2009.

Fifi passou o ano de 2012 mostrando seus cliques pelo mundo. Expôs no Espaço de Arte do restaurante Trio, em São Paulo, em março; participou de leituras de portfólios na bienal de fotografia Fotofest, em Houston (EUA), em abril; fez parte do XVII Encuentros Abiertos, no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, em agosto; inaugurou a exposição “O mais parecido possível — O retrato”, na Pinacoteca de São Paulo, em outubro, e, para fechar o ciclo, foi a Paris participar de mais uma mostra para leitura de portfólio.

tags , , , ,