Samba em plataforma multimídia

João Nogueira, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão e vários outros grandes nomes do cancioneiro popular brasileiro farão parte de um projeto multimídia inédito de resgate da história do samba denominado Samba Book.

O Samba Book  foi inspirado nos songbooks que fizeram sucesso nos anos 80 e 90 e agora ampliado em  várias plataformas. Cada edição dedicada a um artista, ganhará CDs duplos, com 12 músicas cada, um DVD e um BLU RAY com 24 gravações. Mini-documentários com entrevistas e bastidores da gravaçãotambém estarão disponíveis, além do portal de onde é possível baixar partituras e aplicativos para telefones e tablets.  Será lançado, ainda, um livro com discobiografias, incluindo um fichário com 60 partituras.

Empreendimento dos sócios Luiz Calainho, Sergio Baeta, Afonso Carvalho e Diogo Nogueira, o Samba Book é o primeiro projeto com a marca da Musickeria e tem como primeiro homenageado, João Nogueira.

Filho do cantor e “embaixador” do Samba Book dedicado a seu pai, Diogo Nogueira participou da seleção das canções e dos convites aos artistas ilustres que fazem parte do primeiro projeto. “João Nogueira é um dos maiores compositores da música brasileira e espero que o Samba Book possa divulgar ainda mais a obra que ele nos deixou”, comemora Diogo. “Está sendo muito bom rever suas composições para selecionar as partituras que os convidados estão usando na gravação das 24 faixas do projeto”, conta o músico, com a imagem de João tatuada no braço e o talento do pai em seu DNA.

O elenco dos CDs reúne Zeca Pagodinho, Djavan, Beth Carvalho, Marcelo D2, Lenine, Martinho da Vila, Mart´nália, Fundo de Quintal, Alcione, Ivan Lins, Jorge Aragão, Teresa Cristina e Arlindo Cruz, entre outros convidados ilustres. A banda que acompanhou as gravacões foi montada especialmente para o projeto, reunindo alguns dos maiores músicos do país, todos ex-colaboradores de João Nogueira, em algum momento de suas trajetórias. Todas as gravações seguem fielmente os arranjos e as partituras originais dos clássicos do sambista.

tags , , ,