Simplicidade é a palavra de ordem na beleza

Uma maquiagem simples, quase natural. Essa é a tendência de beleza apontada pelo curador da categoria Beleza, Duda Molinos. “Há anos, observo que cada vez mais a imagem de moda está pautada para uma linha mais prática, mais suave”, afirma. “E apesar de tudo ser permitido, não se vê mais tanta ousadia ou algo inusitado.”

Mesmo considerando que, hoje em dia, a beleza seja mais permissiva e tenha maior liberdade de escolha em todos os aspectos da moda, Molinos acredita que acabou a fase de grandes caracterizações como vista antigamente em desfiles de John Galliano para a marca Dior. O designer inglês transformava as mulheres com maquiagens – mudando até o desenho das sobrancelhas – e cabelos que retratavam seu estilo único e pessoal.

Em sua opinião, a cantora Lady Gaga herdou um pouco dessa “fantasia” e tem usado a maquiagem para ajudá-la na montagem de seu figurino eclético, que vai de inspirações extraterrestres a caracterizações masculinas. “Mesmo sendo uma figura super fashion, todo esse exagero não aparece mais nas passarelas”, comenta.

Aliás, para ele, no mercado de moda, para ser um bom profissional de beleza, o mais importante não é a criatividade, mas a capacidade de se trabalhar em conjunto e entender o que o cliente quer. O maquiador passa a ser mais um fornecedor da cadeia e faz parte de uma equipe composta pelo designer, stylist, fotógrafo, modelo, que, juntos, definirão a mensagem a ser passada. “O maquiador tem de entender a cabeça de quem vai ser maquiada ou o porquê daquela maquiagem”, afirma Molinos. “Devemos ser profissionais a ponto de dizer que, às vezes, a maquiagem é desnecessária. Essa é atitude correta”. #Ficaadicapara os nossos candidatos da categoria Beleza.

John Galliano ousava no make-up e nos cabelos de seus desfiles para a Maison Dior. Crédito:firstview

Para Molinos, maquiagem hoje é um trabalho em equipe. Crédito: Divulgação

tags , , , ,