Tecnologia para micro empresas

No interior do Rio de Janeiro, na pequena cidade de Cachoeiras de Macacu, a empresa de tecnologia Fomentar desenvolve um sensor para portas estanques navais/offshore. Sua inovação poderia se perder se não fosse a ajuda encontrada junto ao Sebratec – programa do Sebrae focado em desenvolver novos produtos.

O encontro da Fomentar com o Sebrae mudou o destino da empresa e deu agilidade aos seus negócios. E tudo foi muito rápido.  O empresário Júlio Brandão Rocha conta que procurou primeiro, o Núcleo de Empreendedorismo de Teresópolis. Ao conhecer a invenção,o conselho foi patenteá-la o quanto antes. Indicaram o Sebratec e após o cadastramento, o Sebrae de Teresópolis que marcou uma reunião na Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro.  Quarenta dias depois foi depositada nossa patente junto ao Instituto Nacional de Proteção Industrial (INPI), com 80% dos custos pagos.

O Sebratec tem mesmo como objetivo subsidiar em 80% o custo em consultorias tecnológicas que compreendem ações em design, produtividade, Propriedade Intelectual, Qualidade/metrologia, Programa Alimentos Seguros, Sustentabilidade com foco em Meio Ambiente e Eficiência Energética e Tecnologia da Informação e Comunicação. Em 2012, mais de 3 mil empresas foram atendidas e se investiu só no Rio de Janeiro, mais de R$ 4 milhões.

“Com essa ajuda, pudemos participar da Feira RIO OIL&GAS 2012, que ocorreu em setembro”, conta Brandão. “Lá tivemos um grande interesse no equipamento não só por empresas nacionais como por possíveis clientes internacionais. Um sucesso impar para uma micro empresa”.

Vale lembrar que o Sebratec  atende micro e pequenas empresas, cujo faturamento não tenha ultrapassado o limite de R$ 3,6 milhões/ano, além dos produtores rurais e não é só em casos de inovação de ponta como a da Fomentar. Depois da analisar as demandas de cada um, os analistas do Sebrae/RJ fazem um diagnóstico do que a empresa necessita e sugerem a melhor solução disponível. Por exemplo, se for em design, pode contemplar o design gráfico de embalagem, logomarca, aplicações, identidade visual/corporativa, website, prototipagem. Se a empresa busca produtividade, pode obter consultorias para o Planejamento e Gestão por Processo, Planejamento/Controle de Produção, Planejamento de espaços, layout de fábricas e lojas. Já se a pequena empresa necessita de proteção à criação, pode buscar atendimento para registro de patentes, desenho industrial e registro de marcas. A temática da Qualidade também é contemplada, com a avaliação da Conformidade, Metrologia e Normalização. Outra possibilidade prevista no programa: se a micro e pequena empresa é um restaurante e trabalha com alimentos, há o Programa Alimentos Seguros (PAS), importante solução que enfoca os cuidados e riscos ligados à manipulação de alimentos e as boas práticas de fabricação. Do ponto de vista da sustentabilidade, também há  projetos de eficiência energética e a eliminação do impacto ambiental na micro e pequena empresa, por meio do  gerenciamento de resíduos, adequação à legislação ambiental e de atividades rurais. No âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação, há soluções em automação comercial, desenvolvimento de software, e-commerce, redes sociais e serviços on-line, adequação às normas ISO/IEC 20.000 e 29.110, além de outras ações.

“É um programa nacional, que a cada ano vem ganhando maior adesão. Em todo o país, o salto no número de empresas atendidas com soluções em inovação e tecnologia só nos faz crer que estamos mesmo no caminho certo”, comenta analista Maria de Fátima de Lima, analista do Sebrae/RJ.

O programa dura entre 10 e 11 meses. E este ano já está funcionando a todo o vapor. Basta procurar uma das unidades do Sebrae e ver se às suas necessidades tecnológicas de sua empresa são enquadráveis no Programa Sebraetec.

 

tags , , , ,