Work in progress da Baía de Guanabara

“Paisagem” está sendo construída com a ajuda do público no MAM-RJ. Crédito: Divulgação

Parece abertura de novela. Em 2010, o artista plástico Vik Muniz encantou o Brasil com a vinheta de “Passione”, da Rede Globo de Televisão. Agora, ele convida a todos para repetir a experiência em contato com o público como parte das atividades da Rio + 20.

Desde sexta-feira passada até dia 22, em um galpão Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), os visitantes podem ver construção da obra “Paisagem” e,  o melhor,  participar. Para isso, basta levar materiais recicláveis, como garrafas e sacolas plásticas, latas de cerveja e refrigerantes, embalagens de leite e envoltórios diversos e colocar de acordo com as instruções da equipe do artista.  O Instituto Doe seu Lixo é outro parceiro do projeto, contribuindo com parte do material reciclável.

“É uma construção estética coletiva a partir de coisas feias. O objetivo é convidar o público à criação desta imagem”, contou o artista para a agência France Press.“Não vou mudar o mundo com isto, mas é um espaço de reflexão sobre a cidade, a oportunidade de questionar o que podemos fazer com estes materiais aos quais não damos nenhuma importância”.

Com esse “work in progress”, Muniz quer reproduzir a Baía de Guanabara em uma instalação de 30 x 40m. Para perceber a dimensão da obra, é preciso subir em uma passarela a 10 metros do chão  e ver aos poucos a figura se formando. Até hoje, já passaram por lá 4 mil pessoas. O sucesso não é de estranhar já que junta o tema mais relevante da semana com o artista brasileiro mais badalado no exterior.

Nascido em São Paulo, Vik Muniz tem entre suas peças mais conhecidas três réplicas de Leonardo Da Vinci: duas Mona Lisa feitas com geleia e com pasta de amendoim, e A Última Ceia feita de açúcar, arames e calda de chocolate.

No documentário Lixo Extraordinário, ele revelou ao mundo os catadores de recicláveis no lixão de Gramacho, no Rio de Janeiro, o maior da América Latina, fechado este mês. O filme foi exibido em uma grande exposição dedicada ao artista em Avignon (sudeste da França) e indicado ao Oscar, em 2011.

Paisagem – Vik Muniz
Local: Aterro do Flamengo, próximo à Rua Jardel Jerculis
Data: 15 a 22 de junho, 11h às 17h

 

tags , , , , ,