Residencial Multifamiliar Econômico

Por Rejane Alexandra Silva Mendes, Minas Gerais

  • Residencial Multifamiliar Econômico
  • Residencial Multifamiliar Econômico
  • Residencial Multifamiliar Econômico
  • Residencial Multifamiliar Econômico
  • Residencial Multifamiliar Econômico
Incorporar e-mail

incorporar

fechar

*#/>arquitetura

Residencial Multifamiliar Econômico Residencial Multifamiliar Econômico
Belo Horizonte/MG

Residencial Multifamiliar Econômico

por Rejane Alexandra Silva Mendes

O grande desafio deste projeto foi a premissa e o desejo dos futuros proprietários quanto a proposta arquitetônica. O requisito…

Adicione este projeto no seu site

<iframe frameborder="0" height="522px" src="http://movimentohotspot.com/projeto/residencial-multifamiliar-economico/?widget=true" width="240px"></iframe>
Copiado copiar

email

fechar

seu nome compartilhou um projeto do Movimento HotSpot com você:

"Residencial Multifamiliar Econômico - O grande desafio deste projeto foi a premissa e o desejo dos futuros proprietários quanto a proposta arquitetônica. O requisito…"

denuncie este projeto

>sobre o projeto

O grande desafio deste projeto foi a premissa e o desejo dos futuros proprietários quanto a proposta arquitetônica. O requisito básico era propor uma casa geminada que não tivesse “cara de casa geminada”. Desafio aceito, a proposta foi idealizada através de plantas assimétricas e programa de uso diferenciado. O projeto quebra o conceito de casa geminada difundida no mercado e personaliza as unidades de acordo com o perfil de cada cliente, traduzindo uma arquitetura contemporânea e de qualidade.

As edificações possuem acesso completamente independentes. A fachada frontal – orientada a Sul-sudeste – é composta de varandas e fechamentos laterais em forma de pórticos que protegem o interior da insolação direta. Já a fachada posterior possui grandes aberturas por onde o usuário contempla a bela paisagem da Serra do Curral ao sul do município de Belo Horizonte. Os grandes vãos e os ambientes versáteis contribuem com a ventilação cruzada que melhoram o conforto térmico da edificação.

Pensada para ser um residencial econômico, a economia neste projeto não diz respeito apenas às vantagens de uma casa geminada como: o compartilhamento de parte da estrutura e o aproveitamento do potencial construtivo. Neste caso, a economia da obra se dará através da vida útil do imóvel, pois os conceitos de sustentabilidade e conforto ambiental são também recursos utilizados todo o tempo na arquitetura proposta. O resultado foi um trabalho inovador e rico em qualidades espaciais e ambientais.

O conforto ambiental está cada vez mais presente no ambiente construído e em sua relação com o homem. Entretanto, estes conceitos não são aplicados de forma significativa em projetos residenciais econômicos. Nesta proposta, a adequação de uso respeita as condições térmicas de ventilação, insolação, reuso de água e outros conceitos que além de minimizar o uso de recursos artificiais, acabam por alterar o desempenho da edificação em seu contexto urbano, gerando um microclima local mais agradável.