Traço Indígena

Por Juliana Dadalto, Espírito Santo

premiado

  • Traço Indígena
  • Traço Indígena
  • Traço Indígena

*#/>curador

>Duda Molinos

Incorporar e-mail

incorporar

fechar

*#/>beleza

Traço Indígena Traço Indígena
Vitória/ES

Traço Indígena

por Juliana Dadalto

Traço Indígena é um projeto que sai em defesa das antigas culturas, que inseriam a maquiagem não em detalhes e…

Adicione este projeto no seu site

<iframe frameborder="0" height="522px" src="http://movimentohotspot.com/projeto/traco-indigena/?widget=true" width="240px"></iframe>
Copiado copiar

email

fechar

seu nome compartilhou um projeto do Movimento HotSpot com você:

"Traço Indígena - Traço Indígena é um projeto que sai em defesa das antigas culturas, que inseriam a maquiagem não em detalhes e…"

denuncie este projeto

>sobre o projeto

Traço Indígena é um projeto que sai em defesa das antigas culturas, que inseriam a maquiagem não em detalhes e contornos, mas como foco de expressão, e ter o que dizer é realmente o mais importante dessas pinceladas de cor. Mas o que tanto elas diziam? A cultura mais antiga brasileira não poderia deixar de ser também a maior representante da exuberância que pode ter a maquiagem.

Muito se fala sobre os segredos de beleza das celebridades, mas julgamos que o peso cultural dessas dicas beira o ínfimo. Alguém já perguntou o segredinho de maquiagem das índias das tribos brasileiras? Se não corretamente documentado, esse conhecimento pode ter o rumo que tantos outros: acabar perdido. A gama de cores alcançada, a durabilidade dos pigmentos, a valorização da beleza e seu significado próprio, segredos para pele, cabelo, jovialidade... Tudo, claro, com produtos 100% naturais.

Vamos atrás dessas respostas pelas mais clássicas etnias brasileiras: os Kayapós, os Xavantes e os Yawalapiti. E, na volta, o projeto traz consigo fotos, histórias, vídeos e muitos aprendizados, tudo para dividir com as mulheres da cidade – seja pela intenet (em um blog do projeto e canais de vídeo) ou em oficinas para crianças onde elementos como o barro/argila ganham outra amplitude, passando para as novas gerações algumas das riquezas culturais mais importantes do Brasil.

As imagens escolhidas são as que no meu portifólio já tem alguma referência indígena, pois a volta à cidade é marcada pela produção de um ensaio, usando materiais e técnicas indígenas, descobrindo o usável e intercambiando saberes. Esse ensaio, junto com fotos, objetos e elementos usados para sua construção, dão material para uma exposição sobre o tema. Pasta de referências: https://pinterest.com/salvelee/traco-indigena/ Portifólio Pessoal: www.cutclub.tumblr.com Blog: www.cutclub.com.br