Foi por meio do Facebook que os candidatos Domitilia de Paulo e Otávio Santiago se inscreveram no Movimento HotSpot. Ela, com o projeto “Uma verdade, outra não” na categoria moda. Ele, com dois projetos: “My paper sunglasses “, em design e “TSC”, na categoria design gráfico. Hoje, eles participam do scouting de Belo Horizonte que acontece no Memorial Minas Gerais Vale, às 19 horas.
Ambos usam a internet para divulgar seus trabalhos, mas em proporções diferentes. Santiago mantém dois sites (www.oscdesign.com.br e www.otaviosantiago.com) com o seu portfolio e tem perfil em três redes sociais. Domitilia, por sua vez, gosta de compartilhar processos e resultados, mas com certa parcimônia. “Devemos ficar atentos para que a interatividade não seja só virtual, e buscar experiências verdadeiras”, aconselha a designer.
Ela já participou de dois concursos em âmbito estadual e regional e está apostando na leveza de sua coleção para seguir em frente nas próximas etapas do MHS. “No site, apresento imagens que passam a leveza que a coleção tem, e quando digo leveza, não significa que não exista discurso”. E explica: “Trago através dessa linguagem, a linha tênue entre o sonho e a realidade e a incertezas do que é real. Onde a única verdade é o sentir.”
Santiago mostra em seu projeto de design, óculos feitos de papel. Suas criações já foram expostas em duas mostras com itinerância em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo que reuniu mais de 100 artistas de diversas partes do mundo. O público é convidado a experimentar os óculos e ver a obra através da escuridão. O que parece um contrasenso é, na verdade, um convite para o sentir.
Projeto “My Paper Sunglasses” |
Santiago já participou de duas edições |
Já os calendários TSC, que entram em sua quinta edição, servem como”cartão de visita” para os participantes. Fotógrafos, stylist, maquiadores, modelos, toda a equipe, recebem o material para distribuir gratuitamente entre clientes, parceiros e amigos. Responsável pela impressão, a gráfica TCS produz 2000 unidades para calendário de parede (formato 30X35cm) e 2000 unidades de mesa (formato 22X17cm). As peças possuem embalagem personalizada, e entre as fotos, uma lâmina com a grade mensal permite as anotações diárias. “Para as quatro edições do calendário TCS, busquei inspiração em clássicos que marcaram uma época, uma geração; e em fotógrafos como o americano David La Chapelle e o latinoamericano Marcos Lopez”, conta Santiago.
Calendário inspirado em cenas do cotidiano |
Aqui a fonte de inspiração é o modernismo brasileiro |
Santiago e Domitilia vão contar essas suas vivências hoje na esperança de se inspirarem mais jovens a perseguirem os seus sonhos. E Domitilia vai além. Ela quer resgatar o valor da moda brasileira. “Passou da hora de valorizar o que temos aqui dentro, de tornar o mercado mais adequado para produzir dentro de casa. E essa valorização não deve vir só de quem consome, mas de toda a cadeia e dos responsáveis em uma criação de política pública para o setor”, sentencia.