“Portrait of Madame Charpentier and her children” – Renoir – Reprodução: Museu d’Orsay
Os impressionistas sempre estiveram lá. Agora, Degas, Monet, Manet e Renoir recebem a visita dos estilistas e em uma exposição única, o Museu d’Orsay, em Paris, une a moda e arte.
Realizado em parceria com o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e o Art Institute de Chicago, a exposição “Impressionismo e Moda” reúne 70 quadros de cultuados pintores do movimento artístico e 40 vestidos utilizados pelas figuras femininas durante o mesmo período.
O visitante poderá ver lado a lado, por exemplo, os quadros “Portrait of Madame Charpentier and her children” de Renoir e “Family reunion” de Bazille, e os vestidos “físicos” que realçam os modelos usados pelas retratadas ricos em detalhes, bordados e acessórios.
“Family reunion” – Bazille – Reprodução: Museu d’Orsay
A mostra tem o objetivo de mostrar as relações existentes entre moda e arte durante o fim do século 19, apresentando a importância que a maneira de se vestir tinha em uma determinada representação artística. Foi nesta época, também, que nasceu uma cultura de moda com as primeiras revistas especializadas e o maior interesse das muheres pelo tema.
“Impressionismo e Moda” tem a curadoria de Philippe Thiébaut, do Museu d’Orsay, Gloria Groom, do Art Institute, Susan Stein, do Metropolitan Museum of Art, e Guy Cogeval, presidente do Museu d’Orsay e fica em cartaz até 20 de janeiro de 2013.
Impressionismo e moda
Até 20 de janeiro de 2013
Museu d’Orsay
62, rue de Lille – Paris
Tel: +33 01 40 49 48 14