O Movimento HotSpot, prêmio de inovação e criatividade lançado em 2012, que compreende um processo de busca, exposição e reconhecimento de novos talentos em 11 categorias, chega a Natal nos dias 14 e 15 de junho. A capital do Rio Grande do Norte é a sexta cidade e a terceira no Nordeste a receber a programação.
Quem visitar o Teatro Riachuelo nesta sexta-feira e sábado desta semana, poderá conferir um recorte da produção de 303 criativos numa exposição multimídia e multilinguagens que inclui design, ilustrações, vídeos, música, moda, fotografia, design gráfico, além de imagens de beleza, projetos de arquitetura e cenografia.
“Está cada vez mais claro que a grande estratégia de desenvolvimento hoje está nos negócios criativos. São essas áreas que hoje trazem inovações, abrem portas no mundo inteiro, adicionam valor aos negócios, geram empregos, sintetizam tendências e criam redes não só de negócios como de saber e cultura”, comenta Graça Cabral, uma das idealizadoras do projeto.
A escolha dos criativos coube a um grupo de 25 curadores, que reuniu nomes como João Falcão, Marcelo Rosenbaum, Ronaldo Fraga, Ronaldo Lemos, o grafiteiro Speto e Bob Wolfenson, apenas para citar alguns. Entre os escolhidos, nove são Potiguares das cidades de Assu, Mossoró, Parnamirim e Natal, selecionados nas categorias de Música, Filme e Vídeo, Moda, Ilustração e Fotografia.
“Temos muitas pessoas de talento, com muita capacidade criativa, mas pouco espaço de visibilidade e oportunidade, sem conhecimento de gestão e quase nenhum capital. Precisamos incluir esses talentos no mundo formal dos negócios”, comenta Luiz Barreto, presidente do Sebrae.
Candidatos participantes da região
FOTOGRAFIA
Identidade Cultural, por Rodrigo Cesar Cortez de Sena
Dias de Alice, por Andrey Salvador Moura da Silva
Folkloh, por Matheus Targino Pereira Aires
FILME E VIDEO
Cretino, por Flávio de Aquino Carvalho
ILUSTRAÇAO
Amálgama de impressões, por Rodrigo de Medeiros Costa
Tecidos do Selo Voador, por Renato de Melo Medeiros
Starscape, por Max Pereira
MODA
Cajunegro, por Jardel Liter
Coleção Redes, por Anderson George
MÚSICA
The Red Boots, por Luan Rodrigues Dantas
Programação
Na agenda do festival estão previstas conversas de inspiração abertas ao público, como o encontro com Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week, para falar de criatividade com o músico, roteirista e diretor João Falcão e a diretora criativa Graziela Peres, na sexta-feira às 18h. Já no sábado às 14h, haverá uma exibição de “Clandestinos”, premiado documentário que também virou série na Rede Globo, comentado por João Falcão. O encerramento será com música, com a apresentação do duo selecionado Red Boots, que prometem um show energético. “Faz uns meses que não tocamos na cidade, estamos com saudades”, comenta Luan Rodrigues, um dos integrantes. Na sequência, às 20h, sobe ao palco a cantora convidada Khrystal. As atividades se encerram às 22h e o Festival Movimento HotSpot seguirá para mobilizar criativos em Belém, no Pará.
14/06/2013 – Sexta-feira
17h – Abertura do Teatro Riachuelo
18h – Roda de conversa: Inspiração e Criatividade – Paulo Borges, Graziela Peres e João Falcão
19h – Vernissage da exposição
15/06/2013 – sábado
13h – Exposição aberta para visitação
14h30 – Exibição do filme “Clandestinos” com comentários do diretor João Falcão e de Graziela Peres
15h30 – Roda de Conversa sobre o cenário da produção cultural no Rio Grande do Norte com César Revoredo (Artista Plástico), Yuno Silva (Jornalista) e Viviane Teles (Arquiteta).
19h30 – Show The Red Boots –
20h30 – show de artista convidado *Khrystal
22h – fim das atividades
*Entrada sujeita a lotação da casa