AR é a arma da transformação

Participantes da mesa-redonda para o lançamento do selo AR. Crédito: Daniel Deák/Fotosite

Roseli Costa era chefe do tráfico e pertencia a facção Comando Vermelho. Diego Raimundo da Silva Santos era um capitão que protegia os traficantes. José Júnior está à frente de um dos maiores movimentos sociais do Brasil, o AfroReggae. Rony Meisler é o cabeça da marca Reserva e um ser pensante e autante no Rio de Janeiro. Lilian Pacce, jornalista de moda e apresentadora do GNT Fashion, defende o papel transformador da moda. Paulo Borges abre sempre o espaço da SPFW para a discussão social. E ainda, o secretário estadual do meio ambiente, Bruno Covas, apoiando projetos sustentáveis.

Esses foram os convidados da mesa-redonda que aconteceu esta manhã, no Parque Villa-Lobos, onde se realiza a edição inverno 2013 da semana de moda paulistana, para o lançamento do selo AR. Idealizado por Meisler, a nova marca será a ponta de lança para o licenciamento de produtos e a partir daí, garantir  autonomia financeira dos mais de 40 projetos apoiados pelo AfroReggae, entre eles o serviço de empregabilidade que tirou Roseli e Diego do tráfico.

Para contar melhor essa história, temos de voltar o filme com a tomada pela polícia e exército do Complexo do Alemão, em novembro, de 2010. Naquela ocasião, Diego, conhecido como Mister M se entregou para a polícia vestindo uma camiseta da Reserva. A imprensa quis ouvir Meisler sobre o ocorrido e pegou o estilista de surpresa. Ele já havia iniciado uma conversa com o Júnior para saber como poderia atuar com o AfroReggae e depois da imagem estampada em todos os jornais, a hora era aquela.

“Quando falei que queria ajudar, Júnior me mandu visitar Bangu 3. Chegando lá, vi a inteligência daqueles traficantes e percebi que não podia deixar que continuassem usando isso a favor da criminalidade do Rio de Janeiro, tinhamos que reverter essa força”, conta Meisler. “Em seguida, fui a Vigário Geral visitar o centro de arte e tecnologia Wally Salomão e vi as crianças admirando o Afroreggae tocar. Esse foi meu segundo sinal de que havia uma chance de criar algo novo”.

Platéia ouve atenta a história dos protagonistas do selo AR. Crédito: Daniel Deák/Fotosite

Baseado no conceito do selo RED, lançado pelo cantor e ativista Bono Vox, em 2006, para engajar o setor privado na causa da Aids na África, Meisler vislumbrou a possibilidade de replicar o modelo e lançar o AR. A primeira coleção é da própria Reserva com seis produtos: três T-Shirts, uma polo, um moletom e uma flip flop todas com estampa, que une o morro e os cartões postais do Rio de Janeiro,  assinada pelo coletivo alemão Eboy, uma das maiores referências em pixel art do planeta. Os produtos estão sendo vendidos na Pop Up e em todas as lojas da Reserva.  Os próximos lançamentos serao duas camisetas no catalogo da Natura, oculos  Evok e um pack de Red Bull.

Diego, hoje, é o modelo da coleção da Reserva que teve os looks fotografados por J.R. Duran. “Eu tenho 27 anos e há apenas um ano, eu tenho um sonho. Quero seguir carreira e me integrar ainda mais no mundo da moda”, revela.

Aliás, também foi uma realização de um sonho assistir a um desfile para Roseli. Mesmo comandando uma das maiores facções do crime carioca, ela não perdia a vaidade e via nas revistas de moda aquele mundo até então inalcansável. “Comecei a roubar com 11 anos. Jamais pensei que teria uma futuro diferente e agora estou aqui porque que tive uma oportunidade dada pelo AfroReggae”, diz ela. “Eu sou prova da mudança. Tudo é possível se a gente tem uma oportunidade”.

“O importante é dar a oportunidade”, afirma José Júnior. Crédito: Daniel Deák/Fotosite

E para criar ainda mais oportunidades, hoje restrita a 2000 mil ex-dententos, Júnior acredita que a marca AR é o sua principal arma. “ No ínicio, o nome era só as nossas iniciais e da Reserva. Depois, percebemos que lembrava um fuzil famoso usado na guerra do tráfico”, comenta o coordenador executivo do grupo.”Resolvemos assumir e mostrar que essa é a nossa arma de transformação”.

Perguntando pela platéia o que era beleza, Junior respondeu que é valorizar o que tem dentro e o que está por fora, dando a chance das pessoas encontrarem a sua autoestima. Roseli aproveitou a deixa e arrematou: “Eu sou a beleza que você criou”.

tags , ,