50 anos de Cássia Eller

As comemorações dos 50 anos de nascimento de Cássia Eller continuam em 2013. No mês que vem, começa a ser filmado o documentário Cássia, de Paulo Fontenelle. No palcos, será montado o espetáculo Cássia Eller, o Musical, com direção musical de Lan Lan, que integrou a banda da cantora.

No ano passado, foi lançado o DVD/CD Cássia Eller Do Lado do Avesso (Universal), um registro do show Luz do Solo, gravado em 2001, no antigo ATL Hall (hoje, Citibank Hall), no Rio.

O show foi uma performance solo de Cássia do começo ao fim de um show. Em toda a apresentação, só um músico acompanha a cantora e, ainda assim, em apenas uma faixa: o saxofonista Fábio Meneghesso no blues You’ve Changed, de Bill Carey e Carl Fischer. No restante, ela se apresenta com seus três violões: o de 12 cordas, o de nylon e o de aço, alternados entre uma canção e outra.

Outra novidade é o registro pela primeira vez de Do Lado de Avesso, uma composição da própria Cássia Eller, que pouco se arriscava a criar letras ou melodias. Instrumental, a composição foi batizada pelo filho da cantora, Chicão, 19 anos.

Nesta canção, Cássia aparece mais suave, sentada o tempo inteiro, serena e sorridente, como se percebe em closes que revelam a felicidade da cantora que morreria nove meses depois.

O melhor momento da intérpreta aparece em 1º de Julho (Renato Russo), que já havia sido gravada por ela em 1994, em estúdio, e em 1996, também em versão ao vivo bastante parecida com esta que chegou com este DVD.

 

tags , , , ,