A evolução do design italiano

A semana de Design em Pequim foi encerrada ontem firmando uma grande parceria entre  China e Itália. Como prévia das atrações da cidade do design, titulo concedido pelo Unesco no começo do ano, foi realizada a exposição “O Novo Design Italiano 2.0” que agora, está  em cartaz no National Taiwan Craft Research and Developement Institute, em Nantou , até dia 20 de novembro.

A exposição, que teve o planejamento e coordenação de Silvana Annicchiarico, diretora do Triennale Design Museum, de Milão, apresenta uma pesquisa sobre o design italiano contemporâneo e documenta a sua evolução diante das mudanças nos novos cenários econômico , político, tecnológico do século XXI.

A mostra revela como a Itália deixou de ser apenas um sinônimo de design de móveis para se estabelecer em outras áreas como gastronomia, webdesign, moda, jóias, gráficos multimídias, entre outros.

No total,  são 282 projetos, 165 dos quais em design de produto, 30 de design gráfico, 54 objetos relacionados a moda, como jóias, bolsas e acessórios, 14 protótipos, 14 em design de alimentos e 05 de design de interiores. Alguns dos itens expostos já são produzidos em escala industrial e outros são autênticos objetos de arte. A gama de artistas selecionados vão desde os reconhecidos internacionalmente até aos jovens talentos.

“O Novo Design Italiano 2.O” é um exemplo de work in progress. Montada pela primeira vez em 2007, em Milão, já viajou por Madrid e Istambul e faz sua quarta parada em um edição ampliada e atualizada.

 

tags , , , , , ,