A moda não tem passaporte e nem regras

Desfile Maria Bonita Extra: um dos destaques do Fashion Rio na opinião de Paulo Martinez

A moda não tem passaporte e nem regras. Vale estampas, etnias, caveiras. Tudo pode. E se transforma em desejo e acaba ganhando as ruas, isso é moda. Neste universo democrático, transita o editor de moda da Revista Mag! e curador desta categoria no Movimento HotSpot, Paulo Martinez.

Martinez foge de rótulos e de receitas. Seja em suas análises das semanas de desfiles como a do Fashion Rio que acaba de acontecer ou em suas imagens de moda, nada óbvias que estampam seus editorias. E também não adota o tom paternalismo para proteger a moda brasileira restringindo-a ao verão e a praia. “Não gosto de definir que isso ou aquilo é brasileiro”, comenta.”Nossas grifes e estilistas tem talento suficiente para fazerem qualquer tipo de moda com características brasileiras e com qualidade”.

Isso não o impede de entender a dificuldade de ser criativo na hora de fazer biquinis. “É um pedacinho de pano que precisa traduzir conforto, novidade, modelagem”, relata. E, aqui, também, entra o gosto da consumidora que vai de maiôs fechados a peças pequeninas e a proposta do estilista para aquela estação. “Agradar a todas é uma tarefa árdua”, enfatiza o editor.

Já para as padronagens, acredita que as estampas estão na alma das brasileiras e sempre vão aparecer nas coleções. Quanto as inspirações étnicas vistas nos desfiles do Fashion Rio de Alexandre Herchcovitch, Moda Hype, Nica Keesler, para ele são cíclicas e vem mais da vontade do estilista de contar uma história própria, um desejo, uma vontade de mostrar um lugar.

Aliás, desejo é a melhor tradução de moda para ele, principalmente quando sai das passarelas e ganha as ruas.  Mesmo quando se via nos corredores do Jockey Club, onde se realizou o Fashion Rio, bandos de pessoas vestidas com estampas de caveiras e oncinhas, ou com as saias assimétricas, curtas na frente e longas atrás, seu olhar não era crítico: ”Moda não vira uniforme. Moda vira desejo. E esse desejo invade a alma das pessoas. Isso é muito bom”.

Com a mudança no calendário ofical da moda brasileira, esse ano haverá três temporadas de desfiles e isso anima Martinez:” Ver moda é muito bom, isso alimenta meu trabalho e roda não pode parar. Que venham as novas coleções”.

E enquanto a roda não volta a girar em junho com o SPFW, confira aqui a sua seleção dos melhores desfiles do Fashion Rio:

Herchcovitch
New Order
Sacada
R.Groove
2nd Floor
Andrea Marques
Maria Bonita Extra

 

tags , , , ,