Arquitetura integra todas as formas de arte

Greg Bousquet é um dos fundadores da Triptyque, ateliêr de arquitetura que participa da evolução dos espaços urbanos da construção moderna. Neste mês, além de suas atividades diárias, como curador do Movimento HotSpot, ele está analisando os 34 projetos da categoria arquitetura. A partir da segunda quinzena de outubro, se inicia a divulgação dos selecionados gradativamente, categoria por categoria. A primeira é Beleza, a semana que vem.

Para Bousquet, o MHS ajuda a diminuir as distâncias entre os criativos espalhados pelo Brasil e dá visibilidade a talentos escondidos por aí. “Ainda mais em arquitetura, onde os concursos são mais fechados  e não há essa oportunidade de interação tão grande como aqui”, comenta o arquiteto.

Para ele, é mais um passo para que a arquitetura possa de uma vez por todas se apresentar com algo completo. “Para criar um projeto arquitetônico, temos de integrar todas as formas de arte com os fatores econômicos e sociais. Desta mistura é que se cria algo novo, inovador”.

A inovação, segundo Bousquet, não depende da idade, mas do talento e cita a arquiteta Lina Bo Bardi como um dos grandes exemplos de ousadia e de novidade. “Cada vez que vejo uma construção dela, descubro uma coisa nova. Como profissionais, temos de buscar o novo todos os dias. Não podemos nos contentar com o tradicional. Temos que nos arriscar, experimentar”.

Veja mais na entrevista abaixo:

 

tags , , ,