Arquitetura “slow”: um novo conceito

Pugliarch terá como sede a cidade de Bari e sua arquitetura a beira mar. Crédito: www.pugliarch.it

A cidade de Bari, na Itália, será palco de hoje até o dia 23, da primeira edição da PlugiArch, festival dedicado a arquitetura que tem como tema “Arquitetura Slow”, centrando-se nas questões da qualidade e sustentabilidade  e tentando recuperar o conceito de fazer devagar, mas bem feito.

O conceito “slow” já havia chegado na gastronomia proporcionando um maior prazer e tempo na desgustação de um prato e agora é a vez de um evento de arquitetura tomar emprestado a palavra para debater obras, espaços, processos e intervençoes que aumentem a qualidade de vida da população..

Organizada pela Associação de Jovens Arquitetos de Bari, a cidade será tomada nestes 4 dias por workshops, debates, palestras e exposições dividos em cinco grandes vertentes: “Slow Landscape”, “Slow Urban Regeneration”, S’Low Cost Architeture”, “Slow Architeture Culture” e “Young Talents”. Na primeira seção, trata-se de encontrar o meio termo entre manter a paisagem tradicional e os novos projetos de ocupação do espaço com fins econômicos. Já a Regeneração Urbana, busca alternativas para as áreas urbanas degeneradas, mostrando exemplos bem sucedidos de administração destes locais tanto na Puglia como em outras cidades da Itália e do mundo. Usando um trocadilho, a arquitetura de baixo custo, estudará alternativas economicamente viavéis para manter a qualidade, o design e a beleza das construções. Na parte da cultura, se mostrará a relação da arquitetura com moda, escultura, cinema, design e fotografia. Por fim, os trabalhos dos jovens talentos que participaram de um concurso serão expostos no Palazzo del’Acquedotto di Bari.

Para aproveitar ainda mais o estilo de vida “lento”, haverá uma caminhada e um passeio de bicicleta para conhecer e reconhecer os locais culturalmente mais bonitos de Bari,  com a “cidade velha” e o mar.

tags , , ,