Dos 303 trabalhos selecionados para o Festival Movimento Hotspot, 34 são da categoria Fotografia. Eles passaram pelo crivo dos profissionais Bob Wolfenson e Renato de Cara. Wolfenson participou da etapa de scouting e agora, é a vez do curador Renato de Cara manter o contato com os candidatos e público, em São Luis, no Maranhão.
Ele vai falar um pouco sobre a inserção de novos talentos no mercado e também contar sobre sua trajetória pessoal organizando exposições individuais e coletivas como diretor e curador da Galeria Mezzanino em São Paulo. “O mercado vem crescendo, assim como o interesse pela arte em geral, mas apesar da mídia salientar os grandes números e sucessos de venda, ainda engatinhamos”, comenta.
Na estrada desde 85, quando se formou em jornalismo na PUC-SP, acabou se especializando em moda e comportamento, dedicando especial interesse às questões estéticas contemporâneas. Colaborou para vários profissionais, veículos de imprensa e estúdios de criação e comunicação, construindo, editando e pesquisando imagens. Editou livros e revistas, criou casas noturnas, produziu shows, exposições, moda e publicidade. Uma vasta experiência que vai dividir com os participantes da Roda de Conversa: “Arte e fotografia, os canais de distribuição na cena contemporânea”, que acontece, às 14 horas, do dia 10 de junho. “Hoje, na arte contemporânea, o cruzamento de linguagens enriquece os discursos. Geralmente os trabalhos pedem “bula” para uma melhor compreensão, além de um profundo mergulho do interessado no tema a que se propõem”, comenta.
O curador vai aproveitar para conhecer melhor o mercado de fotografia do Nordeste do País e se aproximar mais destes jovens profissionais. “Espero conhecer gente e ideias jovens e interessados na troca”, afirma. E aproveita para já deixar aqui um conselho. “Para direcionar sua carreira, um novo talento precisa de muito estudo, foco, participações em salões, prêmios, acompanhamento de curadores e professores especializados”, completa.
Programação
10 de julho, quarta-feira
13h30 – 21h visita à exposição Movimento HotSpot
14h – Roda de Conversa: Arte e fotografia: os canais de distribuição na cena contemporânea com Renato de Cara
O diretor e curador da Galeria Mezzanino fala de sua experiência na organização de exposições individuais e coletivas, impulsionando a inserção de jovens talentos no mercado de arte.
15h30 – Roda de Conversa: Formalização de Empreendedores Criativos
Rânio Gamita – Contador e consultor do projeto atendimento individual do Sebrae-MA
Bem-Hur Real Figueiró – Produtor de áudio e vídeo, maquiador, sócio proprietário da empresa Freela Conteúdo
Mariana Ochs – diretora criativa, criadora do escritório Modesign
Mediadora: Reijane Lucas, Analista e gestora do projeto atendimento individual do Sebrae-MA
16h30 – Oficina Repentina de Criação Coletiva com Delano Rodrigues (UFMA)
Participantes utilizarão metodologias de co-criação para produção de um vídeo de recortes de imagens que será projetado no evento de encerramento do Festival com show da Banda Criolina. (até 30 vagas)
20h – show de abertura com artista convidado – Phill Veras
11 de julho, quinta-feira
9h – 13h – Oficina Repentina de Criação Coletiva com Delano Rodrigues (UFMA)
(continuação dos trabalhos do grupo formado dia 10)
13h30 – 21h visita à exposição Movimento HotSpot
14h – Design Gráfico e a Economia de Rede. Uma conversa com Mariana Ochs
A tecnologia permite que os designers se apropriem dos processos de produção e se tornem autores, as disciplinas estão muito misturadas, o crowdsourcing é uma realidade, as técnicas artesanais convivem com a midia digital. E agora? Mariana Ochs, designer que já criou projetos para as revistas Esquire, Premiere, Popular Science, Mademoiselle e City, além as brasileiras Vogue, e Carta Capital, fala sobre o que é Design Gráfico hoje em dia.
15h30 – Roda de conversa Empreendedorismo Cultural
Luciana Simões – Artista, Produtora Cultural, Coordenadora do Projeto BR 135.
Nadir Olga Cruz – Turismologa, Produtora Cultural, Artista Popular, Coordenadora do Ponto de Cultura Floresta Criativa
Renato de Cara – fotógrafo, diretor e curador da Galeria Mezzanino
Mediadora: Hildenê Maia – Analista e gestora do Projeto de Beleza, entre 2007 e 2010 foi gestora do projeto de cultura “Ilha dos Encantos”
17h – 20h – Oficina Repentina de Criação Coletiva com Delano Rodrigues (UFMA)
(continuação dos trabalhos do grupo formado dia 10)
20h – Show Projeto Guerreiro Zumbi – banda selecionada pelo prêmio Movimento HotSpot
21h – Show de encerramento com artista convidado: Banda Criolina