Banca de ideias

No Festival de Vitória, mais 13 candidatos da categoria Ideia irão apresentar seus projetos para a banca de jurados composta pelo idealizador do MHS, Paulo Borges, o curador Sergio Gwercman , o diretor de Museu Vale, Ronaldo  Barbosa, e representantes do Fora do Eixo e do Sebrae.

Na hora de subir no palco, dá sempre aquele friozinho na barriga, como relata o João Paulo Brandão Barboza que mostrou a ideia do FIBing – Consumo Colaborativo para uma Vida Radicalmente mais Feliz!, em Brasília. “Os primeiros minutos da apresentação são sempre os mais difíceis, mas depois, rola mais tranquilo os 30 minutos totais. Já tinha uma boa parte da apresentação preparada pelo fato de já ter tido necessidade de apresentar outras vezes. Mas sempre queremos melhorar e com as dicas oferecidas para o roteiro de apresentação e outras informações no tira-dúvidas e apresentações do Paulo Borges, fiz  algumas modificações de ultima hora. Mas deu certo! Estou muito otimista e no processo melhoramento da ideia, seguindo as dicas que os curadores orientaram.”

A recomendação do curador Ronaldo Lemos para o selecionados é assistir às apresentações do TED, que falam de assuntos complexos de forma simples e objetiva. “Sugiro ver, especialmente, as palestras de 5 ou 6 minutos, que é o formato ainda mais objetivo do TED. A partir dali, dá para se inspirar na linguagem simples e direta, entender a economia de palavras e sobretudo ter domínio do tema para ter a capacidade de resumí-lo da forma mais eficiente.”

João Fernando Costa Júnior é o único candidato de Vitória selecionado com a ideia I-Show que propõe usar peças de vestiário como forma de expressão. “Buscava uma oportunidade para apresentar minha ideia e o Movimento HotSpot casou perfeitamente”, conta. “Busco atenção e apoio para tornar realidade meu projeto, mesmo que em pequena escala. Acredito que seria uma nova mídia de informação e comunicação.” Com relação a sua participação no festival, ele conta: “Será um bom momento para expor minha ideia para interessados, além de poder trocar ideias com outras pessoas. Espero que seja um amplo local para debate e discussão sobre novidades e possibilidades.”

tags , , , ,