Brennand, na flor da idade

Crédito: http://www.brennand.com.br/

 

Chegar ao 85 anos com a vitalidade do artista plástico Francisco Brennand não é para qualquer um. O ceramista pernambucano, pintor, desenhista e escultor acaba de lançar um livro “ O Universo de Francisco Brennand”  (editora G.Ermakoff)  e sua sobrinha-neta finaliza até o fim do semestre o documentário “Francisco Brennand”. Conhecer as suas obras sensuais e super brasileiras é obrigação para quem trabalha com arte e aprecia o belo.

O livro tem quase 500 páginas e foi organizado por George Ermakoff, Alexei Bueno e Mariana Brennand Fortes. Em suas páginas, podemos encontrar mais de 300 pinturas deste artista que ficou conhecido internacionalmente pelo seu trabalho com barro. Em entrevista ao jornal O Globo, Brennand ressalta uma particularidade de sua obra. Ele diz: “O mais interessante sobre meus quadros é que eles seguem um caminho totalmente diferente. Na cerâmica, eu trato do terrível, da angústia e do sentimento trágico. E nas, telas reflito sobre o sensual, o erótico, o alegre e o colorido”.

Mariana Brennand também está envolvida em realizar o documentário que terá a fotografia de Walter Carvalho. Nele, ela retratará, um diário que seu tio escreve desde 2002.  Além do filme, todo esse material  escrito se tornará três volumes de histórias saborosas ainda sem data para serem editados.

Uma delas é a polêmica em torno da “Coluna de Cristão”, cujo formato das colunas com uma flor no centro lembra um pênis e foi erguida em Recife para homenagear os 500 anos do descobrimento do Brasil. Só quem vê a riqueza de sua obra pode entender sua genialidade expressa em obras como estas.

tags , ,