Candidatos conectados

Augusto Mariotti recebe os candidatos no teatro do Museu – Crédito: Leca Novo

Lucas tem apenas dois meses. O bebê era o mais jovem visitante do Festival Movimento HotSpot, em Belo Horizonte. Ele é filho da candidata Maria Cláudia Ferreira Senna, que se inscreveu na categoria Arquitetura, com o projeto “Ginásio Aquático”, quando ainda ser mãe era apenas um desejo.

“Descobri logo depois da inscrição que estava grávida”, conta. “Gestei meu filho e desenvolvi a planta de um espaço para atletas e crianças. Para mim, o MHS abriu várias portas  e tem sido uma vitrine para meu trabalho”.

Maria Cláudia e os outros candidatos de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro se reuniram para ver seus trabalhos expostos no Museu Inimá de Paula, na capital mineira, trocar experiências e criarem conexões

“ Este é um momento muito empolgante para todos nós”, lembrou Augusto Mariotti, um dos organizadores do MHS. “Temos  dois dias para nos conhecer melhor e levarmos para casa mais informação e contatos. O Movimento não se encerra nos festivais, mas continua como um processo nas sementes que foram plantadas aqui”.

Rogério Makssur Ajub mora no interior mineiro na cidade de Conceição do Rio Verde.  Por lá, ele é conhecido por sua criatividade. Como arquiteto, vive buscando soluções diferentes para seus projetos. No ano passado, estava meio desanimado pois não tinha canais para divulgar tudo o que inventava e suas ideias não saiam do papel. Ao ver uma propaganda na TV do MHS, inscreveu logo quatro projetos. Dois deles,  a “Arena Cultural”, na categoria Arquitetura e “Gabarito de Escada”, na de Ideia foram selecionados para etapa de Festivais. “Quis criar um lugar inspirado na bandeira do Brasil para abrigar eventos culturais”, explica. “Meu outro projeto é facilitar a construção de escadas na construção civil. Quero levar isso adiante e acho que esta é uma oportunidade única”

Outra chance que os selecionados tem durante os festivais é conhecer e conversar com os curadores. Em Belo Horizonte, três deles participam da rodas de conversa: Waldick Jatobá, de Design; Suzana Barbosa, de Moda e José Flávio Jr, de Música.

Susana Barbosa conversa com candidatos da categoria Moda

Dois candidatos de Moda, Lucas Leão, do projeto “O Século Vertical” e  Gabriel Godoy , que junto Rosendo Marvulo, concorre com “Garrô – O defeito como efeito perfeito”  estavam ansiosos em poder explicar a Susana os detalhes de suas coleções, já que na exposição todas as peças foram feitas com algodão cru. “Nossos modelos são feitos de vidro e não era possível transportar isso com este tecido”, conta Gabriel. “Por isso, queria muito encontrá-la e mostrar o que realmente fizemos”.

A produtora geral dos festivais Vera Santana explicou a mostra é apenas uma forma de trazer os trabalhos on-line para o off-line. “ Por isso, criamos esta plataforma mais horizontal. Vale lembrar que esta apresentação não influi diretamente na escolha dos curadores”.

“Desde do começo, fui uma entusiasta do projeto”, afirma a curadora de moda. “Para mim, importa muita mais a funcionalidade da roupa do que o conceito em si. Então, estar aqui hoje e ver de perto os trabalhos, conversar com os candidatos, captar para o que veio me deixa mais próxima para tomara decisão certa dos escolhidos para o Tanque de Ideias”.

A noite terminou com o show de três selecionados da categoria Música: Luciano Sprovieri (SP), David Dines (MG), Multisambofônico (SP), seguido do artista paulista Thiago Pethit.

Nesta segunda-feira, será divulgada a lista dos candidatos que participarão da fase de imersão que acontece de 25 a 30 de julho. No dia 31 de julho, teremos a grande festa de premiação final. Fiquem de olho!

Show de Tiago Pethit no Granfinos. Crédito: Leca Novo

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL MOVIMENTO HOTSPOT EM BELO HORIZONTE

– MUSEU INIMÁ DE PAULA

Exposição de criativos do Movimento HotSpot

Local: Rua da Bahia, 1.201 – Centro

Horário: das 10h às 19h

Entrada: Gratuita

– MEMORIAL MINAS GERAIS VALE – PRAÇA DA LIBERDADE

Palestras, encontros e exibição de curtas

Horário: das 14h às 18h (no dia 20/07)

Entrada: Gratuita

20/07 (sábado)

11h – Cortejo com Baque de Minas 25 mulheres farão um cortejo de percussão saindo do Museu Inimá de Paula. O grupo faz parada em frente ao Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade) e finaliza na Praça da Savassi encontrando com intervenção urbana do artista plástico Léo Pilo.

14h (Casa da Ópera) – Design, inovação, imaginação – com Waldick Jatobá

Um relato do cenário das mais recentes criações nacionais e internacionais pelo curador e colecionador Waldick Jatobá.

15h (Auditório) – “Por dentro da redação” – com Susana Barbosa

A diretora executiva da Revista Elle conta o processo criativo por trás da publicação de um dos títulos mais importantes do mundo.

16h30 (Auditório) – Remix, até quando? 

Parece que tanto na moda e no design, no cinema e na música, as inovações de hoje são mashups do que foi criado antes. O que caracteriza o inédito? Temos espaço para criação de algo genuinamente novo?

Mediador: Augusto Mariotti, organização do Movimento HotSpot

Participantes convidados:

– Susana Barbosa, diretora executiva da revista ELLE

– José Flavio Junior, crítico de música revista Rolling Stone

– Waldick Jatobá, colecionador e curador de design

18h – 21h – Movimento HotSpot no Quarteirão do Soul

Local: Elevado Santa Teresa

– GRANFINOS

Shows

Local: Av. Brasil, 326 – Santa Efigênia

Entrada: Gratuita

Retirada de ingressos online:  http://www.sympla.com.br/granfinos

20/07 (sábado) – A partir das 21h*

– Daniel Limaverde (RJ)

– Gigi Suleiman (SP)

– Janaína Fellini (PR)

– Dom de Oliveira (SP)

Show especial com Banda Zimun  e Festa Alta Fidelidade

*A casa abre 20hs. Horários sujeitos a alterações. Disponibilidade de lugares sujeita à lotação da casa.

tags , ,