Capoeira é tema de projeto de Rondônia

Quando se pensa em capoeira, o primeiro estado que vem à cabeça é a Bahia. Só que foi de Rôndonia que recebemos o projeto “Memória Social” do candidato Carlos Mettal, inscrito na categoria Filmes e Vídeos, que visa a divulgar e preservar a capoeira Angola e suas tradições afro brasileiras.

Ele conta que sempre se interessou pelo assunto também por causa de origens, mas acima de tudo depois de ter visto uma apresentação do mestre Cobra Mansa e o contramestre Célio Gomes, durante a realização de um workshop, em 2010. “Gostei daquele trabalho, então escrevi um projeto retratando o que vi e consegui aprovação no edital Mais Cultura 2010”, conta Mettal. “Registrei toda a ação e bastidores. Depois, inseri efeitos de animação e resultou em um vídeo de 26 minutos”.

Após participar de oficinas do festivais Animaescola, Animamundi e Festcineamazônia, o jovem cineasta separou parte do material original e transformou em 03 curtas, que estão prontos e inscritos na edição de 2012 do Cine Amazônia.

O projeto não para aí. Em uma segunda fase, pretende  distribuir os filmes em escolas públicas, além de levar o esporte, a história, a cultura, a dança da capoeira Angola para os alunos. “ Gostaria que os estudantes pudessem ter uma aplicação tanto corporal quanto mental no desenvolvimento de não violência, pois na capoeira Angola cultural o que vale  jogar e não, necessariamente, acertar.”

O próprio Mettal ainda está finalizando sua formação acadêmica. Ele cursa ciências exatas e tem interesse em ingressar em uma faculdade de arquitetura. Pesquisando na internet, conheceu o MHS e se postou seu projeto. Com pouco mercado na área audivisual em Porto Velho, pretende mostrar seu trabalho nacionalmente. ”Já estou muito feliz por chamar atenção fora daqui dando essa entrevista”, conta. “Gostaria muito de mostrar meu potencial, mesmo ainda sem ter terminado meus estudos”.

tags , , ,