Cara a cara com os curadores

A entrega dos prêmios para os vencedores do Movimento HotSpot vai ser do tipo “and the Oscar goes to…” Para chegar aos nomes dos vencedores, os curadores fizeram uma última avaliação presencial conversando com os selecionados de cada categoria individualmente. Foi um momento de troca de informações, revisão de portifólio e até de conselhos. No final, eles depositaram seus votos em um envelope lacrado que será aberto na cerimônia desta noite.

A candidata da categoria fotografia, Poliana Pieratti, conversou com os curadores Bob Wolfenson e Cristiano Mascaro. “No começo, estava um pouco nervosa, mas no final, foi leve, tranquilo. Ambos me incentivaram a continuar neste caminho que escolhi.” Depois de ouvir os candidatos, os dois procuravam um consenso para chegar ao vencedor. “Todos tem muito potencial”, explicava Bob. ”Agora é ver que linha devemos adotar para escolher um”.

Mariana Ochs e Rogério Hideki tiveram também o que chamaram de problema bom. “Como é uma categoria muito ampla, os trabalhos utilizavam diferentes ferramentas”, explicou Hideki.” Além desta conversa, estar aqui os cinco dias do Tanque de Ideias, foi importante para fechar a minha escolha”. O candidato Daniel Coronel saiu feliz da conversa com os dois: “eles elogiaram meu trabalho que mostrei tanto fisicamente como no computador”.

Quem chegou com CDs, EPs e até instrumentos foram os músicos para conversar com José Flávio Jr. A turma do Dibigode não se ateve apenas a mostrar suas canções. Contaram, também, um pouco como foi a experiência no Tanque de Ideias. “Foi um ótimo exercício criar trilhas com 12 músicos diferentes. Mas tivemos que conquistar o nosso espaço. Um dia, eu cheguei aqui com meu sax e já tinha um naipe de sopros do Projeto Charmoso montado”, relembrou Guilherme Peluci, o Big.

O curador já conhecia muito bem o som dos cinco classificados  e adiantou que só vai agradar um quinto do público no Memorial da América Latina: “Todos os outros vão preferir este ou aquele músico. São todos talentos em caminhos diferentes, inclusive, em seus momentos profissionais. Mas tenho de escolher um só, infelizmente!”

Para as categorias Ilustração e Arquitetura parece, pela expressão dos curadores, que a escolha foi mais fácil. “Chegamos em um acordo rápido”, lembra Graziela Peres, de Ilustração. “Eu e o Speto tínhamos a mesma opinião depois que conversamos com cada um deles”. A dupla Greg Bousquet e Marcelo Rosenbaum também decidiram, sem grandes polêmicas, o vencedor. “Já em Design que escolhi com Waldick Jatobá foi mais complicado fechar um nome pois tínhamos visões diferentes”, comentou Rosenbaum.

João Falcão , curador da categoria Video&Filme, preferiu o silêncio para assentar tudo o que ouviu e fazer a escolha certo. Não quero ser injusto, mas não tem jeito nesta situação”, lamentava. Muti Randolph também teve a tarefa solitária de escolher o finalista. Os curadores de moda, Suzana Barbosa e Paulo Martinez, foram os últimos a analisar os candidatos. ” No fim foi tranquilo a decisão”, comentou a diretora da Elle.

“O papel do curador é buscar o talento acima da média”, disse Duda Molinos. “Os profissionais aqui reunidos tem um olhar mais apurado, mais treinado para perceber isso”. O curador de beleza conversou com as três candidatas classificadas. Lívia Tosta Albuquerque saiu bem satisfeita e emocionada. “Falei tudo para ele. Do meu salão em Mato Grosso, como faço as minhas pesquisas, como sou cuidadosa com meu trabalho. Quero estar pronta para o mercado”.

Os que devem enfrentar o mercado dando a cara para bater são os candidatos de Ideia. Eles tiveram mais 10 minutos para sanar as dúvidas dos curadores presentes: Caio Túlio Costa, Rony Rodrigues, Ronaldo Fraga, Cid Torquato e Lala Deheinzelin. No final, eles discutiram quais projetos seriam apoiados e saíram com os três ganhadores.

A noite, os nomes serão revelados bem como o prêmio especial dado pela WSGN.

 

Benedito Oliveira de Castro Filho responde perguntas dos curadores de Ideia. Crédito: Homero Nogueira

Dibigode com o curador de música, José Flávio Jr. Crédito: Homero Nogueira

Alexandre Mury conversa com Bob Wolfenson e Cristano Mascaro. Crédito: Homero Nogueira

O candidato Guilherme Z P e o curador Muti Randolph . Crédito: Homero Nogueira

João Falcão analisa o trabalho de  Matheus Mobelli. Crédito: Homero Nogueira

Rogério Hideki e Marina Ocs com Daniel Coronel. Crédito: Homero Nogueira

Duda Molinos e a candidata Juliana Daldato. Crédito: Homero Nogueira

Greg Bousquet e Marcelo Rosenbaum. Crédito: Homero Nogueira

Camila Silva explica para curadores o processo de votação. Crédito: Homero Nogueira

tags