Casa do futuro

São apenas 32 metros quadrados. A estrutura é de um contêiner.  Com isso, a gaúcha Betina Gomes abocanhou o prêmio A’Design Award & Competition na categoria Design de Arquitetura, Construção e Estrutura, na Semana de Design de Milão, na Itália.

A arquiteta desenvolveu o projeto de uma residência que une mobilidade, sustentabilidade e tecnologia.  Na concepção original, a casa possui banheiro, quarto, sala de jantar, escritório, sala de estar, home theater e uma pista de dança. Agora com um toque no smartphone, tablet ou notebook, todos os ambientes se transformam. Uma pista de dança com painéis de LED no teto, por exemplo, é capaz de ser transformada em um quarto de casal em apenas dois minutos.

Para reduzir os custos de energia elétrica, foram instaladas placas solares. Já para minimizar o gasto de água, foi implementado um sistema que reaproveita a água da chuva para as descargas do vaso sanitário. Além de um software de automação que indica o consumo de água, eletricidade e gás para evitar desperdícios e apontar possíveis problemas nas tubulações.

O custo da casa é de R$ 580 mil e é montada em 120 dias.

 

tags , , ,