Centenário de Robert Capa

Foto tirada durante a Guerra Espanhola por Robert Capa

Robert Capa cobriu cinco guerras ao redor do mundo. Vivendo em um ambiente de perigo, acabou morrendo ao pisar em um mina em 1954. Ele nasceu em 22 de outubro de 1913 e para comemorar o seu centenário estão programadas duas exposições com suas fotos e o lançamento de um filme com suas peripécias.

A primeira mostra, “Death in making – Photographs of war”, está em cartaz até o dia 7 de julho, na Atlas Gallery, em Londres. Ali, o público pode ver 50 fotografias que destacam seu trabalho nos fronts, incluindo a clássica imagem do desembarque de um soldado nas águas da praia de Omaha, no Dia D. Dizem que esta foto foi salva de um acidente causado dentro do laboratório da revista “Life” por Larry Burrows que assustado com o que via, exagerou no tempo de secagem e estragou 95 delas. Outra hipótese é que a qualidade das fotos é fruto da proteção de Capa contra os tiros disparados pelos inimigos.

A segunda exposição  chamada “Israel”, terá fotos da chegada de imigrantes judeus a Tel Aviv e Haifa entre 1948 e 49, será inaugurada em 5 de julho no Museu Internacional do Jornal, em Aachen, na Alemanha, onde fica até outubro.

Já Hollywwod, prepara o longa-metragem “Close enough” com direção de Paul Andrew Williams. O fotógrafo será vivido por Tom Hiddleston, o Loki de “Os Vingadores”. Na tela, estará o namoro a fotógrafa Gerda Taro, a atriz Ingrid Bergman, os histórias vividas como os amigos também famosos Pablo Picasso e Ernest Hemingway e a fundação de uma das maiores agências de foto do mundo, a Magnum.

tags , , ,