Criação dos Campanas no SPFW

Ricardo Toscani/FFW

Começou nesta segunda-feira, 35ª edição do SPFW que tem como atração a cenografia concebida pelos irmãos e designers Fernando e Humberto Campana.

O projeto tem como conceito central a sustentabilidade, aliando a simplicidade do essencial ao desenho inovador e mais uma vez privilegiando as ideias, que podem servir como inspiração para qualquer área de criação.Universos diferentes, vernacular e luxo, equilibrados pelas texturas e cores que evocam o norte do Brasil, ponto de partida da criação dos Campana.

“Nós tentamos criar um contraste entre a arquitetura de Oscar Niemeyer e a cenografia”, explica Fernando Campana. “Nossa inspiração foi o Brasil, a natureza e os índios. Usamos a piaçava para cobrir os interiores,e a madeira e o mandacaru para transportar o Parque Ibirapuera para dentro da Bienal. Já o papelão dourado cria um contraste entre o glamour da moda e a pureza da natureza.”

Desde 1983, os irmãos Fernando e Humberto Campana vêm construindo uma carreira sólida, alcançando reconhecimento nacional e internacional. Seu trabalho incorpora ideias de transformação e reinvenção. Através da valorização de materiais comuns e do nosso dia-a-dia, seu trabalho reflete não apenas a criatividade do design, mas também sua brasilidade – as cores, as misturas, o caos criativo, o triunfo das soluções simples.

“Contamos uma história através do design. O Brasil é emocional e intuitivo. Estar exposto a outras culturas, tradições e fazeres amplia e enriquece o nosso olhar, que já se tornou global,” diz Humberto. “Isso fica claro nesse trabalho com o SPFW, que sempre aposta no talento. Fazer parte disso é um desafio”, completa.

Desafio é a marca registrada do evento que tem se firmado como uma plataforma de design e inovação no mundo. “Nós estamos sempre abertos para múltiplas possibilidades, preparados para parcerias e descobertas inesperadas.E isso fica mais uma vez evidente nesta edição com esse registro único do universo criativo dos irmãos Campana”, conclui Paulo Borges, criador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week.

Confira os desfiles e a cobertura completa no site do FFW – Fashion Foward.

Ricardo Toscani/FFW

tags , , ,