Cursos online das melhores universidades do mundo. Grátis!

Que tal fazer um curso de “Princípios da Comunicação Digital do MIT – Massachusetts Institute of Technology? Ou ainda de “De Watergate ao Wikileaks: Jornalismo na Nova Era da Mídia”, da Universidade de Harvard? Esses são apenas dois exemplos de 4.700 aulas disponíveis no site Veduca.

O portal criado pelo engenheiro Carlos Souza reúne mais de 212 cursos com 163 professores de diferentes de escolas como Stanford, MIT, New York University – NYU, Columbia, Michigan, Harvard, University of California, Los Angeles – UCLA, Yale, Princeton, Berkeley e a australiana The University of New South Wales – UNSW, parte deles já traduzidos para o português.

“Existe uma demanda muito grande por educação online em nosso país”, comenta Souza.” Porém, até agora o Brasil ainda engatinha nessa revolução por 2 motivos. Em primeiro lugar, a grande maioria da população brasileira (98%) não fala inglês, logo todo esse conhecimento é inacessível. Em segundo lugar, as grandes universidades brasileiras ainda não começaram a seguir o que MIT, Harvard, Stanford e companhia estão fazendo.”

Por isso, nos planos de expansão, estão as legendas das aulas e também acordos com universidades brasileiras para a  gravar aulas já em português.Para a primeira etapa, foi lançado no site o recurso de “Legendagem Colaborativa”. Com ele, qualquer internauta com conhecimento de inglês e no assunto tratado, pode ajudar a democratizar a educação legendando aulas. A ferramenta é fácil e intuitiva: entrando numa aula que não possui legenda, o internauta clica em “Clique aqui para colaborar com a legendagem”, e rapidamente já pode contribuir com uma tradução adequada. Depois, um grupo de revisores, checa o que foi feito para garantir a qualidade das legendas.

Além disso, o  site é super amigável e no sistema de buscar pode-se encontrar aulas por meio de palavras relacionadas a elas. Além disso, na seção de notícias, elenca aulas que tem a ver com um tema que está em destaque nos jornais. No link “Sobre nós”, a frase de Nelson Mandela traduz a missão do portal: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Então, mãos à obra.

Site oferece mais de 4000 mil aulas de universidades renomadas

tags , , ,