Banca de jurados no Festival Movimento HotSpot, em Salvador
Carlos Renato Casimiro chegou cedo ao Centro Carioca de Design do Rio de Janeiro. No coração da Praça Tiradentes, ele e mais quatro candidatos da categoria Ideia enfrentaram, esta tarde, a banca de jurados composta por Graça Cabral, uma das idealizadores do Movimento HotSpot, o curador Ronaldo Lemos e as convidadas Ana Cristina Crocco, gerente do departamento de bens de consumo do BNDES e Ivana Beltrão Rojas, gerente de incubação do Rio Criativo.
Dos 79 candidatos selecionados, cerca de 40% já defenderam os seus projetos. Graça não participou apenas da rodada de Vitória e por isso, tem uma visão bastante ampla do que foi apresentado. “ O que vimos até agora é um retrato múltiplo que casa muito bem com a proposta do MHS. Há ideias já bastante formatadas na qual o prêmio seria importante para a visibilidade e outras que dependem do aporte financeiro para até mesmo aprofundar as pesquisas e criar um projeto mais consistente”.
Carlos está neste segundo grupo. Ele apostou todas as suas fichas na defesa do Labs Connection – uma plataforma on-line para interligar hospitais e agentes de saúde para otimizar o atendimento da rede pública, informando em tempo real a capacidade de leitos e outros recursos de cada estabelecimento. “Sou design, iria me inscrever com outro trabalho que desenvolvi. Mas, a partir de um caso de uma pessoa próxima que deve que percorrer vários hospitais para dar à luz, pensei em uma forma de ajudar o poder público e daí nasceu essa ideia”, conta o jovem. “Eu quero muito ganhar para poder viabilizar esse aplicativo.”
A segunda candidata a se apresentar, Manuela Yamada, faz parte do outro grupo, aquele que está abrindo várias frentes para colocar seu projeto em pé. Ela desenvolveu uma matéria-prima, chamada Boitá, feita de fibra de coco e amido completamente biodegradável e duplamente reciclável: usa a casca da fruta que depois volta a ser utilizada para a criação de embalagens. “Eu vivo procurando editais, faço parte de uma incubadora e também da Matéria Brasil, uma plataforma de divulgação de novos materiais. Já tenho vários parceiros e interessados. O Movimento HotSpot vai me ajudar a produzir o maquinário necessário para fazer as embalagens em alta escala”. Aliás, o Boitá foi um dos destaques que o Rio de Janeiro apresentou na Semana de Design de Milão, despertando grande interesse na mídia e até de compradores.
Cada projeto está sendo avaliado pela sua originalidade, consistência e viabilidade. “Procuramos entender se o candidato fez uma pesquisa de mercado, se a ideia é original, se apresenta alguma inovação tecnológica e quais mercados podem se interessar por ela”, explica Graça. “ Tenho visto coisas tão geniais que a minha vontade é virar sócia dos projetos”.
Desde a época das inscrições, pode-se perceber um mapeamento do desenvolvimento das Ideias apresentadas. Cabendo à região Norte, a maior parte de projetos ligados à sustentabilidade, ao Nordeste, os com cunho artesanal e no Sul e Sudeste com um viés mais tecnológico. Além das bancas durante os festivais, haverá ainda uma, amanhã, em Belo Horizonte e nos dias 17 e 18, em São Paulo, com a participação dos curadores Cid Torquato e Caio Túlio Costa. O resultado de quem vai para o Tanque de Ideias sai no dia 22 de julho e a grande final será dia 01 de agosto.
“ Tenho visto coisas tão geniais que a minha vontade é virar sócia dos projetos”, diz Graça Cabral, uma das idealizadoras do MHS
Candidatos Participantes
Rio de Janeiro
Carlos Renato Casimiro Rosas – LabsConnection
Manuela Marçal Yamada – Projeto Botiá
Gabriel Feyer – Greenline
Fred Barros – Buscafundos
Flavio Mayerhofer – Garimpeiros Urbanos
Minas Gerais
Flavio Vale -Rede de Bibliotecas Particulares
Ana Luiza Moura Rocha – Andale!
Nelio Costa – Citizen Game
Bruna Guimarães Neves – DigiGlove
Rogério Makssur Ajub – Gabarito de escada
Aluísio Oliveira Rodrigues Coelho – Aquecedor Automático de Água para Banho Infantil
Caico Contijo – Trilhas Inclusivas
Cássio Vinícios Aarão Lima – Salve Verde
Ronildo Araujo – Mestres Artesãos
Angelina Camelo Bagetti – Mini Móbile
São Paulo
Pas Schaefer – Julio Schaefer – Infografitti
Paula Saraiva Gusmão – DiaMarcado.com
Carolina Naomi Kaizuka – Cinefest
Alvaro Vieira- Cinema interativo
Danielle Rodrigues de Oliveira -Fotografe – desenvolvimento cultural e acervo digital
Felipe Zuccoli – Hanger
João Karaah- MXSXK
Albert Fábio Silva Moreira – Listc
Daniel Fonseca Ruggi – Disposição aplicada em grelha para fogões e similares
Fernando Nogueira Padalino – Emergency Tape
Thiago Alixandre- Programa Troque Seu Troco
Alexandre Marcondes – Hayk Collective
Ingrid Moreira Lima – Rede social IDsetters
Andrea Rosenberg – The Hop – Experiências culturais incríveis
Vitor Milito- Baixo Augusta: rua polifônica (produto editorial crossmedia)