Defenda sua ideia

Banca de jurados no Festival Movimento HotSpot, em Salvador

Banca de jurados no Festival Movimento HotSpot, em Salvador

Carlos Renato Casimiro chegou cedo ao Centro Carioca de Design do Rio de Janeiro. No coração da Praça Tiradentes, ele e mais quatro candidatos da categoria Ideia enfrentaram, esta tarde,  a banca de jurados composta por Graça Cabral, uma das idealizadores do Movimento HotSpot, o curador Ronaldo Lemos e as convidadas Ana Cristina Crocco, gerente do departamento de bens de consumo do BNDES e Ivana Beltrão Rojas, gerente de incubação do Rio Criativo.

Dos 79 candidatos selecionados, cerca de 40% já defenderam os seus projetos. Graça não participou apenas da rodada de Vitória e por isso, tem uma visão bastante ampla do que foi apresentado. “ O que vimos até agora é um retrato múltiplo que casa muito bem com a proposta do MHS.  Há ideias já bastante formatadas na qual o prêmio seria importante para a visibilidade e outras que dependem do aporte financeiro para até mesmo aprofundar as pesquisas e criar um projeto mais consistente”.

Carlos está neste segundo grupo. Ele apostou todas as suas fichas na defesa do Labs Connection – uma plataforma on-line para interligar hospitais e agentes de saúde para otimizar o atendimento da rede pública, informando em tempo real a capacidade de leitos e outros recursos de cada estabelecimento. “Sou design, iria me inscrever com outro trabalho que desenvolvi. Mas, a partir de um caso de uma pessoa próxima que deve que percorrer vários hospitais para dar à luz, pensei em uma forma de ajudar o poder público e daí nasceu essa ideia”, conta o jovem. “Eu quero muito ganhar para poder viabilizar esse aplicativo.”

A segunda candidata a se apresentar, Manuela Yamada, faz parte do outro grupo, aquele que está abrindo várias frentes para colocar seu projeto em pé. Ela desenvolveu uma matéria-prima, chamada Boitá, feita de fibra de coco e amido completamente biodegradável e duplamente reciclável: usa a casca da fruta que depois volta a ser utilizada para a criação de embalagens. “Eu vivo procurando editais, faço parte de uma incubadora e também da Matéria Brasil, uma plataforma de divulgação de novos materiais. Já tenho vários parceiros e interessados. O Movimento HotSpot vai me ajudar a produzir o maquinário necessário para fazer as embalagens em alta escala”. Aliás, o Boitá foi um dos destaques que o Rio de Janeiro apresentou na Semana de Design de Milão, despertando grande interesse na mídia e até de compradores.

Cada projeto está sendo avaliado pela sua originalidade, consistência e viabilidade. “Procuramos entender se o candidato fez uma pesquisa de mercado, se a ideia é original, se apresenta alguma inovação tecnológica e quais mercados podem se interessar por ela”, explica Graça. “ Tenho visto coisas tão geniais que a minha vontade é virar sócia dos projetos”.

Desde a época das inscrições, pode-se perceber um mapeamento do desenvolvimento das Ideias apresentadas. Cabendo à região Norte, a maior parte de projetos ligados à sustentabilidade, ao Nordeste, os com cunho artesanal e no Sul e Sudeste com um viés mais tecnológico. Além das bancas durante os festivais, haverá ainda uma, amanhã, em Belo Horizonte e nos dias 17 e 18, em São Paulo, com a participação dos curadores Cid Torquato e Caio Túlio Costa. O resultado de quem  vai para o Tanque de Ideias sai no dia 22 de julho e a grande final será dia 01 de agosto.

 

“ Tenho visto coisas tão geniais que a minha vontade é virar sócia dos projetos”, diz Graça Cabral, uma das idealizadoras do MHS

“ Tenho visto coisas tão geniais que a minha vontade é virar sócia dos projetos”, diz Graça Cabral, uma das idealizadoras do MHS

Candidatos Participantes

Rio de Janeiro

Carlos Renato Casimiro Rosas – LabsConnection

Manuela Marçal Yamada – Projeto Botiá

Gabriel Feyer – Greenline

Fred Barros – Buscafundos

Flavio Mayerhofer – Garimpeiros Urbanos

Minas Gerais

Flavio Vale -Rede de Bibliotecas Particulares

Ana Luiza Moura Rocha – Andale!

Nelio Costa – Citizen Game

Bruna Guimarães Neves – DigiGlove

Rogério Makssur Ajub – Gabarito de escada

Aluísio Oliveira Rodrigues Coelho – Aquecedor Automático de Água para Banho Infantil

Caico Contijo – Trilhas Inclusivas

Cássio Vinícios Aarão Lima – Salve Verde

Ronildo Araujo – Mestres Artesãos

Angelina Camelo Bagetti – Mini Móbile

São Paulo

Pas Schaefer – Julio Schaefer  – Infografitti

Paula Saraiva Gusmão – DiaMarcado.com

Carolina Naomi Kaizuka – Cinefest

Alvaro Vieira- Cinema interativo

Danielle Rodrigues de Oliveira -Fotografe – desenvolvimento cultural e acervo digital

Felipe Zuccoli – Hanger

João Karaah- MXSXK

Albert Fábio Silva Moreira – Listc

Daniel Fonseca Ruggi – Disposição aplicada em grelha para fogões e similares

Fernando Nogueira Padalino – Emergency Tape

Thiago Alixandre- Programa Troque Seu Troco

Alexandre Marcondes – Hayk Collective

Ingrid Moreira Lima – Rede social IDsetters

Andrea Rosenberg – The Hop – Experiências culturais incríveis

Vitor Milito- Baixo Augusta: rua polifônica (produto editorial crossmedia)

tags , ,