Design gráfico já tem os selecionados

Criatividade, identidade gráfica e qualidade. Esses foram os critérios usados pelos curadores da categoria design gráfico, Mariana Ochs e Rogério Hideki, para selecionar os 20 candidatos para a etapa de festivais do Movimento HotSpot.  Dos 63 projetos recebidos, haviam alguns bem diferenciados na área de design editorial, de superfície e os dois tiveram que trabalhar para escolher o que era essencialmente gráfico.

“As idéias são fundamentais. Buscamos acima de tudo os projetos que apresentassem um conceito, desenvolvendo-o com coerência e consistência nas várias peças apresentadas, e mostrando boas aplicações das ferramentas do design (tipografia, ilustração, fotografia) em prol dessa idéia”, conta Mariana. “Também prevalceu o domínio da tipografia, composição e layout, seja nas formas tradicionais, seja subvertendo as normas – sem o que não há bom design”

Para os curadores, os projetos inscritos estavam na média de uma  execução correta sem grandes surpresas. Mais de 50% dos candidatos eram da região Sul e Sudeste. “O que vimos foi uma evolução do design gráfico nestas regiões”, comenta Hideki. “Hoje em dia, as barreiras geográficas podem ser quebradas com a internet onde há um campo vasto para referências e pesquisas. Pena que os candidatos das outras regiões do Brasil, ainda não tem essa cultura”.

Os dois curadores aguardam, agora, a fase dos festivais para ter um contato mais próximo com os profissionais. “Será o momento de ampliar o nosso olhar, de “projetos criativos” para “pessoas criativas”, e entender o que as move. A criatividade é resultado de uma combinação de fatores – talento nato, curiosidade e vontade de aprender, esforço de aprimoração pessoal, busca de fontes de conhecimento, domínio das ferramentas”, comenta Mariana. “Vai ser interessante tentar entender quais os candidatos tem esse potencial, para além de um único projeto. E, no tanque de idéias, poderemos testar esse potencial com desafios, o que, espero, nos fará crescer criativamente junto com os candidatos.”

Confira a lista dos selecionados em ordem alfabética:

Chove: uma narrativa visual , de Henrique Martin, de São Paulo

Desenquadramento, de Rafael Maia, Minas Gerais

Desfios, de Barbara Brasileiro, de São Paulo

Eco Urbano, de Reynaldo Costacurta Neto, do Paraná

¿Encontraría?, de Thais Erre Felix, do Distrito Federal

Fanzine Foi à Feira, de Rayza Mucunã Paiva, do Espírito Santo

Invisible/Visible Patterns, de Lucas Rampazzo, de São Paulo

O mundo das pequenas coisas, de Vanessa Peixoto Cavalcante, do Distrito Federal

Pinapipa , de Daniel Coronel , de São Paulo

Posters, de Rafael Nicolini, do Rio de Janeiro

Presença + Percepção = Impressão, de Grazielle Bruscato Portella, de São Paulo

Qualquer Bobagem Magazine, de Vivian Goldfeder Lobenwein, de Santa Catarina

Re-invent | Design de embalagem sustentável para a empresa HP, de Ivan Carlos de Souza Lima, de Minas Gerais

Retratos, Libio Filho Matni Matos, do Distrito Federal

Revista Aldeota, de Rodrigo Aguiar Costa Lima, do Ceará

Revista Cliché, de Zeh Fernandes, do Paraná

Sketchbook, de Alessandra Cardona Lago, do Rio Grande do Sul

Tipografia e Lettering, de Júlia Bueno Coelho, do Rio de Janeiro

U+MA, de Romeu Silveira, de Santa Catarina

Versos Tipográficos, de Karine Marinho, do Amazonas

 

tags , , ,