Design paranaense conquista o mundo

Na maioria de suas entrevistas, está lá o porquê do nome Fetiche Design. Talvez a curiosidade nasça já que os designers Carolina Armellini e Paulo Biacchi que comandam o escritório são casados. Mas a explicação é baseada mesmo no conceito do trabalho deles de buscar significados além do formal e funcional para seus produtos. Daí a inspiração no significado da palavra “fetiche” – “objeto animado ou inanimado, feito pelo homem ou produzido pela natureza, ao qual se atribui poder sobrenatural e se presta culto”.

Eles se conheceram na Faculdade de Design em Curitiba, mas não eram da mesmo turma. Depois de formados, se reencontram, casaram em 2006 e um ano depois, abriram a empresa que faz mobiliário, decoração e consultoria de tendências. A primeira experiência com o mercado foi uma loja que abriram na Rua Vicente Machado. Depois, o trabalho deles foi descoberto pela equipe da MiCasa, de São Paulo, que passou a vender com exclusividade suas criações.

“ConsertaseMóveisTratarAqui” é a nova coleção criada para a MiCasa

Hoje, essa relação é mais aberta. Este ano, Carolina e Paulo criaram para a MiCasa a linha “ConsertaseMóveisTratarAqui”. São móveis antigos, garimpados na capital paranaense, que depois de uma série de interferências, voltaram a ser funcionais. Completam a coleção uma linha de vasos, feita a partir de peças quebradas, sobras do processo produtivo de uma empresa de lá.

Exposição Renda-se ao Brasil na semana de design em Milão

Foi neste ano, também, que participaram da mostra Renda-se ao Brasil, montada pelo curadora do Movimento HotSpot na categoria design, Maria Helena Estrada, durante a semana de design de Milão. Intitulada de Bastidor, expuseram 3 cestos feitos com renda e bastidores de madeira (aqueles mesmos usados para fazer bordados).

Esta não foi a primeira incursão internacional dos curitibanos. Possui divulgações em revistas internacionais como na Glam Magazine (Croácia), Ambientes (Chile), Touch Decor (países árabes), Cerative Home (Malásia) e Hemisphere Magazine (EUA). Entre suas premiações, estão o 1° lugar na categoria iluminação do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira em 2001, o 1° lugar no Concurso Masisa em 2002, finalistas no IF Awards em 2008, na Alemanha, finalista e selecionado para a exposição do Museu da Casa Brasileira em 2009 e da Exposição do Salão Movelsul de 2010.

Uma de suas criações mais famosa é a cadeira R540 inspirada em uma brincadeira de criança de ligar pontos. Em 2011, os designers foram responsáveis pela criação de cinco produtos temáticos dos Doutores da Alegria para o Dia das Mães da Tok&Stok. Agora, trabalham em uma coleção própria, além de desenvolver novos produtos para outras marcas como Schuster,  Tok&Stok, Holaria, La Lampe, e uma exclusiva para o Clube de Colecionadores de Design do MAM-SP.

Marca registrada do dupla: a cadeira R540

tags , , , , ,