Diversidade Brasileira é tema da Bienal do Design

Se São Paulo tem a Bienal da Artes, Belo Horizonte, por sua vez, sedia, a partir de hoje até 30 de outubro, pela primeira vez,  a IV Bienal Brasileira do Design. Com o tema “Diversidade Brasileira”, o evento apresenta as principais referências e tendências nacionais e internacionais, em seus diversos espaços e mostras gratuitas espalhadas pela capital mineira. Além de seminários internacionais, oficinas abertas ao público e debates com especialistas da área.

Nesta edição, duas novidades prometem chamar atenção do público. A mostra principal, “Da Mão à Máquina”,  vai resgatar a história do design brasileiro desde o início do século passado. A exposição inclui produtos como mobiliário, utensílios, moda, jóias e até automóveis. Um dos destaques  é a apresentação de novas tecnologias de produção, ainda raras e recentes no Brasil.

A outra novidade é que as ideias poderão ser negociadas. Pela primeira vez, empresários de vários países, principalmente japoneses, são esperados para conhecer e comprar as criações dos designers brasileiros.

Em coletiva sobre o evento, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck, destacou a importância do design para agregar valor ao produto mineiro. “A incorporação do design na produção viabiliza a colocação do produto mineiro em outras partes do Brasil e do mundo, criando um mercado diferenciado”, avalia. Para ela, o processo do design não é um custo, mas sim um investimento para as empresas.

Ainda hoje, serão anunciados os vencedores do III Prêmio Sebrae Minas Design. Foram 25 trabalhos finalistas na categoria profissional e 20 na categoria estudante, que concorreram, separadamente, com projetos de embalagem para mel, brindes e materiais esportivos, design social (aço), utensílios para café, resíduos e Arranjos Produtivos Locais (APL) de Minas Gerais. O objetivo do Prêmio é aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas de Minas Gerais, incentivando o desenvolvimento de produtos originais e funcionais para os segmentos escolhidos

Os projetos finalistas serão exibidos na Mostra Virtual do prêmio na Galeria Arlinda Corrêa Lima do Palácio das Artes. A cenografia da exposição, assinada pelo Atelier Marko Brajovic, vai transportar os visitantes ao mundo do design por meio de um túnel de fios iluminados. Uma estrutura solta inspirada no formato de pedras e estruturas da natureza, ideia que rompe com a imagem de um túnel convencional. Ao longo do percurso telas de LED exibirão os projetos inspiradores revelados pelo concurso.

Outros espaços da capital que farão parte do circuito da mostra são a Casa Fiat de Cultura, o Museu de Artes e Ofícios, o Ponteio Lar Shopping, a Serraria Souza Pinto, a Uemg e o Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade.

A IV edição da Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com apoio da Apex Brasil. A realização é do Governo de Minas Gerais por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Cultura, e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). A coordenação técnica é do Centro Minas Design (CMD), vinculado à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

tags , ,